TOP 4 fatos polêmicos e obscuros sobre a vida em países asiáticos mais conservadores

de Gustavo Teixera 0

O continente asiático é o maior e mais populoso da Terra. E embora muitos de seus países adotem valores morais semelhante aos ocidentais, tendo uma visão mais liberal da vida – especialmente no que diz respeito à sexualidade – muitos outros ainda estão envoltos em um extremo conservadorismo.

 

Questões relacionada a cultura, história e religião são as mais associadas à valores morais rígidos. E porque isso acontece, alguns desses países, especialmente os mais pobres, escondem do restante do mundo segredos obscuros sobre o estilo de vida imposto aos seus habitantes. Confira abaixo quatro deles:

 

1- Mercado de virgens no Camboja

Com três quartos de sua população vivendo abaixo ou na linha da pobreza, o Camboja é considerado um dos países mais pobres da Ásia. Essa situação extrema levou à adoção de muitos métodos de exploração sexual, incluindo o comércio desenfreado de meninas e mulheres virgens. Segundo a LICADHO, uma das principais organizações de direitos humanos do país, estima-se que milhares de jovens virgens, entre 13 e 18 anos de idade, são vendidas a cada ano para cambojanos ricos ou turistas.

 

O que dificulta o controle desse tipo de crime, é que eles raramente se encaixam nas definições de tráfico sexual imposta pelo país. Isso porque, em quase todos os casos, as meninas são vendidas pelas próprias mães, pais ou parentes. O preço de venda pode variar entre 800 e 4.000 dólares, dependendo da atratividade física.

 

2- Política da virgindade na Indonésia

Na Indonésia, as mulheres militares e policiais, que geralmente são recrutadas entre 18 e 20 anos, são obrigadas a fazer exames para verificar a virgindade. Contudo, os defensores de direitos humanos afirmam que esses testes são feitos de maneira não científica e de forma primitiva. Os médicos responsáveis utilizam um “método de dois dedos” – um é penetrado na vagina e outro no ânus.

 

Para as mulheres submetidas a isso, esse tipo de exame pode ser traumático, humilhante e uma forma de tortura. Para as forças armadas do país, a razão a qual são feitos é para garantir que nenhuma mulher de “péssimos hábitos” (ou seja, que fez sexo antes do casamento) se junte aos militares.

 

3-  Esquadrão de vigilantes das Filipinas

De acordo com o Numbeo.com, um site de pesquisas, a cidade de Davao, nas Filipinas é considerada a quinta mais segura do mundo. O fato impressionante é que ela está localizada na Ilha de Mindanao, uma região tomada por rebeldes muçulmanos, terroristas islâmicos e comunistas insurgentes. Embora sua localização seja perigosa, Davao conquistou esses índices, aparentemente invejáveis, devido a um grupo de vigilantes que opera dentro da cidade.

 

Chamado de The Death Squad (DDS), eles têm sido acusados pela Human Rights Watch, de matar mais de 1.000 traficantes, crianças de rua, menores criminosos, e outros. Além disso, também são conhecidos por matarem seus próprios membros, caso exponham os segredos do grupo.

 

4- Esterilização em massa no Uzbequistão

Em um esforço para controlar sua crescente população, o governo do Uzbequistão tem, secretamente, esterilizado suas mulheres. Todos os anos, eles apresentam um plano com uma cota específica para cada médico responsável por determinadas áreas urbanas. Assim, eles são obrigados a esterilizar, pelo menos, quatro mulheres por mês. Já nas regiões rurais, esse número sobe para oito.

 

Na maioria dos países a esterilização é uma decisão da mulher. Diferente disso, no Uzbequistão ela é feita na surdina pelo governo, a princípio, poucas mulheres consentiam o procedimento. Assim, as autoridades resolveram executar as operações sem que elas tivessem conhecimento. Além disso, eles ainda afirmam que se trata de uma ideia “excelente” e que deveria ser considerada em todo o mundo.

[ Listverse ] [ Fotos: Reprodução / Listverse ]

Jornal Ciência