TOP 10 fronteiras que você provavelmente nunca viu em seus livros de geografia

de Merelyn Cerqueira 0

Já parou para imaginar como é a fronteira entre a Alemanha e República Tcheca? E quanto a fronteira entre a Rússia e os EUA, você tinha conhecimento de que ela é real? Essas e outras fronteiras “esquecidas” pelos livros de geografia você confere na lista abaixo:

1 – Alemanha e República Tcheca

dez-fronteiras_1

Bem-vindo a fronteira entre a Alemanha e a República Tcheca. Essa imagem, digna de um cartão-postal, é uma formação rochosa que se ergue a 194 metros acima do rio Elba, chamada Bastei. As rochas irregulares foram formadas pela ação de erosão da água ao longo de milhões de anos.

2 – Noruega e Suécia

dez-fronteiras_2

Essa estrada extensa e de aparência íngreme divide a Suécia e a Noruega. Na maior parte do ano ela é encoberta por uma densa camada de gelo, tornando-se um destino perfeito para quem gosta de passear pela neve.

3 – Ucrânia e Polônia

dez-fronteiras_3

Curiosamente, a fronteira entre Polônia e Ucrânia possui o formato de um peixe gigante, idealizado pelo artista polonês Yaroslav Kozyara.

4 – Argentina, Brasil e Paraguai

dez-fronteiras_4

A tríplice fronteira sul-americana, cuja parte brasileira fica na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, é demarcada por dois dos principais rios do país, Iguaçu e Paraná.

5 – Brasil e Uruguai

dez-fronteiras_5

Se você tiver a oportunidade de visitar o Uruguai de carro, certamente poderá passar pela fronteira entre os dois países, que é marcada apenas por uma calçada. O lado esquerdo pertence ao Brasil, enquanto o direito ao Uruguai.

6 – Suécia e Finlândia

dez-fronteiras_6

A fronteira entre esses dois países é, curiosamente, marcada por um campo de golfe. Como você pode ver na placa, a divisão é bem sinalizada.

7 – Bélgica e Holanda

dez-fronteiras_7

Neste caso, apenas uma cafeteria separa a Bélgica da Holanda. Na calçada há um lembrete de direção para os mais descuidados.

8 – Nepal e China

dez-fronteiras_8

A quase 8,5 mil metros de altura, no alto do Himalaia, está assentado o Monte Everest. O que você provavelmente não sabe é que essa hostil região separa a China do Nepal.

9 – Rússia e EUA

dez-fronteiras_9

Essa fronteira gelada que você pode ver na foto mostra os limites de território do Alasca, nos Estados Unidos, e a Península de Chukotka, na Rússia. Embora fiquem a apenas 35 quilômetros de distância um do outro, a diferença de fuso horário é de 21 horas.

10 – Alemanha e Holanda

dez-fronteiras_10

A linha de fronteiras entre Alemanha e Holanda está demarcada por uma faixa metálica dentro de um centro comercial chamado Eurode Business Center. Ela é dividida pelo distrito de Aachen (Alemanha) e a província de Limburgo (Países Baixos).

Fonte: Taringa Fotos: Reprodução / Taringa

Jornal Ciência