Tiranossauro tinha pele escamosa e não era coberto de penas, diz estudo

de Julia Moretto 0

Um novo estudo na revista Biology Letters afirmou que o Tyrannosaurus rex era coberto de escamas.

A nova pesquisa “mostra sem dúvida que T. rex tinha uma pele escamosa”, afirmou o escritor Phil R. Bell, um paleontólogo da Universidade da Nova Inglaterra da Austrália, em um email para The Washington Post. 

Quando T. rex apareceu pela primeira vez na cultura pop, como em 1918, no filme “The Ghost of Slumber Mountain”, o dinossauro tinha a pele enrugada e ficava de pé arrastando a cauda.

Os cientistas começaram a desmantelar esse equívoco no final da década de 1960, e no filme “Jurassic Park” de 1993, um T. rex se apresentava de outra maneira.

teorias-estranhas-sobre-a-extincao-dos-dinossauros-2

A imagem de Dino mudou novamente nas últimas décadas, como evidência de acumulação de espécies emplumadas.

Dois dinossauros, Dilong e Yutyrannus – parentes que precederam T. rex por cerca de 50 milhões de anos – estavam cobertos de penas. “Com todo o exagero sobre os terópodes emplumados, é fácil esquecer que, na verdade, a maioria dos dinossauros tinha pele escamosa e de réptil, disse Bell.

Bell e seus colegas examinaram a pele de T. rex e quatro parentes tiranossauros: Albertosaurus, Daspletosaurus, Gorgosaurus e Tarbosaurus. A pele do tiranossauro é rara, disse Bell, porque o paleontólogo historicamente preferiu não analisar a pele para chegar aos ossos. 

A partir desses remendos de pele, que representam o abdome, o peito, a pelve, o pescoço e a cauda, ​​os pesquisadores não encontraram mais que escalas. Se as penas existiam, só o fizeram ao longo das costas ou espinhas dos animais.

Isso não exclui as penas nos maiores tiranossauros”, disse o paleontólogo David Hone, da Universidade de Londres, que não estava envolvido na pesquisa. Mas sugere que eles não tinham um casaco cheio de penas”. 

Os cientistas propõem várias hipóteses sobre o motivo pelo qual T. rex não era coberto de penas, ao contrário dos parentes anteriores. Dilong tinha o tamanho de um cão grande e o T. rex tinha o comprimento de um ônibus.

“Os grandes animais têm problemas para se livrar o excesso de calor, por isso, estar coberto de penas não é uma boa idéia, a menos que você viva em algum lugar frio”.

“O problema aqui é que temos grandes tiranossauros, alguns com penas e outros sem, que vivem em climas bem parecidos”, disse Bell. “Então, qual é o motivo dessa diferença? Nós realmente não sabemos. Artigo originalmente publicado no The Washington Post.

Fonte: Science Alert Fotos: Reprodução / Science Alert

Jornal Ciência