Segundo a ciência, estas são as medidas que um rosto perfeito deve ter

de Julia Moretto 0

O padrão de beleza é realmente um assunto debatido e que leva em consideração fatores pessoais existentes em cada um de nós.

O que é belo para um, pode não ser para outro, porém um estudo realizado na Inglaterra mostra que a proporção geométrica do rosto, como a espessura dos lábios, comprimento e largura da testa e a simetria dos olhos e sobrancelhas, pode ser considerada peça fundamental para um conceito generalizado do que é belo.

A pesquisa, que necessitou de 2 meses para a realização, contou com a ajuda de 100 voluntários para organizar por nível de atração, fotos de homens e mulheres. A partir do resultado, foi possível identificar quais eram os traços considerados mais belos para os dois sexos.

Segundo a pesquisa, David Gandy (à esquerda) e Kendall Jenner (à direita) são as pessoas com o rosto mais belo, cientificamente falando.
Segundo a pesquisa, David Gandy (à esquerda) e Kendall Jenner (à direita) são as pessoas com o rosto mais belo, cientificamente falando.

O conjunto desses traços também foram utilizados pelo líder da pesquisa, o Dr. Kent Chris Solomon, para criar através de software o que seria o rosto ideal de ambos os sexos. Com o resultado da imagem, foi possível identificar que as celebridades Kendall Jenner e David Gandy são os rostos mais próximos do considerado belo.

A partir dessa conclusão, o pesquisador ingressou para a segunda parte de seu estudo e convocou 100 pessoas para classificar os rostos escolhidos conforme seu grau de atratividade. Essa nova avaliação permitiu que os voluntários criassem outros dois modelos de rostos julgados como rostos atrativos. O resultado dessa vez avaliou que David Gandy e Natalie Portman eram as pessoas da vida real que mais se aproximavam do estereótipo definido pelo grupo de voluntários.

O que a pesquisa trouxe de mais curioso foi a descoberta de que segundo as mulheres, os principais aspectos que caracterizam um belo rosto feminino não são os mesmos listados pelos homens. Enquanto para elas, a idealização de um rosto perfeito necessita de lábios volumosos, grandes olhos e maças de rosto ressaltadas, para eles, o rosto feminino perfeito é o delicado e proporcional.

O contrário também foi observado quando homens listaram características menos delicadas e mais marcantes como peças chaves para um belo rosto. Enquanto na visão das mulheres, o rosto ideal masculino são os que contem mandíbulas suaves, lábios cheios, barba bem feita e olhar marcante. 

Pelo estudo ter sido feito em um país europeu, apenas mulheres e homens brancos foram avaliados, porém caso realizado em outro local, com diferentes traços, o resultado da pesquisa certamente seria outro.

[ Fonte: Daily Mail ]

[ Fotos: Reprodução / Wikipédia / YouTube ]

Jornal Ciência