Raro dragão marinho é filmado vivo pela primeira vez

de Merelyn Cerqueira 0

Um tipo raro de dragão marinho, Phyllopteryx dewysea, conhecido somente por espécimes em museus, foi visto nadando em águas profundas pela primeira vez. O vídeo de 30 minutos, registrado na Austrália Ocidental, mostra novos detalhes sobre sua anatomia, habitat e comportamento, de acordo com informações da Business Insider.

As imagens foram gravadas por pesquisadores da Universidade de Western Australia (UWA), do Museu da Austrália Ocidental e Instituição Scripps de Oceanografia, utilizado um veículo submarino operado remotamente (ROV), disposto a mais de 50 metros de profundidade próximo ao Arquipélago de Recherche, em Esperance.

dragao-marinho-foi-filmado-pela-primeira-vez_1

A descoberta confirma que o Phyllopteryx dewysea não possui apêndices ornamentais parecidos com folhas, uma característica que os cientistas consideram ser distintiva, mas que só foi baseada em duas espécies conhecidas: os comuns e os folhados. Eles consideram que ambas utilizam o apêndice como uma forma de camuflagem ao se esconderem em algas e prados, ondem tendem a viver.

Em 2016, os biólogos marinhos da Scripps – Josefin Stiller e Greg Rouse – e da UWA – Nerida Wilson – previamente descreveram o Phyllopteryx dewysea a partir de espécimes preservados em museu e coletados há quase 100 anos. Segundo eles, a espécie perdeu seus apêndices através da evolução e a cor vermelha atua como uma forma de camuflagem em águas mais profundas e pouco iluminadas.

Eles teriam evoluído para a forma com cauda enrolada de forma independente de seus ancestrais, ou simplesmente mantiveram-na enquanto a maioria dos dragões do mar a perderam. No entanto, tais ideias ainda exigem um estudo mais aprofundado, de acordo com Wilson. A Austrália Ocidental tem uma variedade muito diversificada de habitats, e cada um merece atenção”, disse.

[ Science Alert / Business Insider ] [ Foto: Reprodução / Science Alert ]

Jornal Ciência