Por que as ondas do mar produzem espuma?

de Merelyn Cerqueira 0

Enquanto as ondas rolam nas areias das praias, muitas vezes podemos notar a presença de espuma na água, especialmente em dias de tempestades e nas costas mais rochosas. Mas, por que será que isso acontece? Seria um sinal da presença de poluentes na água? Devemos nos preocupar quando a vemos?

De acordo com a página Mother Nature Network, a NOAA, Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA, tem as respostas para isso. “Se você pegar um pouco de água do oceano em um copo transparente e olhar para ela mais de perto, verá que é repleta de partículas minúsculas.

 espuma-mar_02

A água do mar contém sais dissolvidos, proteínas, gorduras, algas mortas e um monte de outros pequenos pedaços de matéria orgânica. Logo, se você agitar este copo de água vigorosamente, pequenas bolhas se formarão sobre a superfície do líquido. E a espuma de mar se forma exatamente assim – mas em uma escala muito maior – enquanto o oceano é agitado pelo ventos e ondas. Cada região costeira tem condições diferentes que regem a formação de espumas marinhas”.

Simplificando, a espuma do mar nada mais é do que um monte de bolhas formadas pelo movimento constante da água. Sobre a questão da preocupação sobre a presença ou grandes quantidades de espuma, a NOAA afirmou que, essencialmente, ela não é motivo de temor. No entanto, somente quando as condições da região são próprias para banho.

espuma-mar_03

“A maioria da espuma do mar não é prejudicial aos seres humanos e é frequentemente uma indicação de um ecossistema oceânico produtivo. Mas, quando flores de algas prejudiciais se deterioram próximas à costa, há um potencial risco para a saúde humana e meio ambiente”, explicou a agência.

Algumas das algas, como a Karenia brevis, por exemplo, liberam toxinas que são aerotransportadas e podem irritar os olhos de banhistas desavisados e representar um risco maior para aqueles que possuem asma ou outras condições respiratórias. No entanto, isso não significa que você deve evitar o mar quando notar a presença da espuma. Conforme observado por Jennifer Skene, da KQED Science, ela na verdade é um lembrete positivo da importância do que a cria.

“A melhor parte sobre a espuma do mar, na minha opinião, não são esses grandes eventos de espuma, mas o fato de que a espuma chama a atenção para a matéria orgânica dissolvida nela”, disse. “Nós raramente a vemos (já que é dissolvida), e raramente pensamos, mas ela desempenha um papel importante na Terra”.

[ Mother Nature Network ] [ Fotos: Reprodução / Mother Nature Network ]

Jornal Ciência