O que acontece quando você coloca um cubo de gelo na nuca?

de Merelyn Cerqueira 0

Quando se trata de cuidar da própria saúde há muitas coisas que você pode fazer em casa para solucionar pequenos problemas – lembrando que o ideal é sempre procurar aconselhamento médico para diagnosticar condições e realizar tratamentos.

De acordo com a medicina tradicional chinesa, há um certo ponto de pressão na base do crânio, conhecido como “Feng Fu” muito utilizado na acupuntura por se tratar de uma conexão com diversas partes do corpo.

Dessa forma, se você não é adepto do método com uso de agulhas, há um jeito mais simples de explorar essa região e aliviar algumas dores. Tudo o que precisa fazer é colocar um cubo de gelo na parte de trás do pescoço (nuca).

Para acessar os muitos benefícios de saúde associados ao “feng fu”, basta deitar com a barriga encostada em uma base, colocar o cubo de gelo na nunca e mantê-lo ali por cerca de 20 minutos.

O ideal é tentar isso uma vez pela manhã em jejum e outra à noite a cada dois ou três dias. Uma alternativa à posição deitada é amarrar o gelo no pescoço com um lenço, isso permitirá que você caminhe ou sente enquanto realiza o processo.

Segundo informações do portal LittleThings, os benefícios abaixo foram relatados pelos que experimentaram o método.

1 – Melhora o sono

Segundo a medicina chinesa, o ponto de “feng fu” é útil para melhorar a qualidade e quantidade do sono. Logo, se você tem problemas para dormir, pode tentar realizar o método durante as noites e verificar se realmente ocorre a melhora.

2 – Alivia a TPM

Enquanto há uma abundância de medicamentos destinados a aliviar os sintomas associados à tensão pré-menstrual, o método do cubo de gelo também promete o mesmo resultado, e de maneira mais fácil.

Seja por meio da acupuntura ou gelo, a base do crânio parece ter uma conexão direta com o ciclo menstrual da mulher.

3 – Reduz problemas na tireoide

 Enquanto a atenção médica é sempre necessária, você também pode tentar utilizar o ponto “feng fu” para ajudar com problemas na tireoide, que muitas das vezes vêm acompanhados de uma série de complicações na saúde.

4 – Melhora a digestão

gelo-na-nuca-02

A medicina chinesa também diz que pode melhorar a digestão e combater dores de estômago a partir desse ponto na nuca. Os benefícios incluem redução de gases e uma melhor regulação do sistema digestivo.

5 – Combate resfriados frequentes

Como estamos no inverno, é comum as pessoas ficarem resfriadas. No entanto, isso pode ser resolvido pelo método, que promete ajudar a combater os resfriados em ocorrência no corpo e evitar futuras ocorrências.

6 – Alivia dores de cabeça

Atualmente, quase todos nós lidamos com as dores de cabeça, sendo que alguns experimentam formas mais frequentes e graves.

A acupuntura chinesa em si é frequentemente utilizada com essa finalidade. No entanto, para aqueles que não têm acesso a ela, tentar o método do gelo ajudará a aliviar o problema e reduzir a frequência do incômodo.

7 – Melhora a artrite

gelo-na-nuca-01

A artrite pode ser um problema grave e doloroso. Porém, o ponto de “feng fu” também parece estar associado com o alívio desse tipo de dor. Além de ajudar com isso, ele também pode combater a hipertensão e hipotensão.

8 – Melhora a asma

Obviamente que esse é um problema que requer aconselhamento médico, já que pode ser grave quando não tratado.

Contudo, indo além dos cuidados regulares recomendados por um especialista, a medicina chinesa sugere o método para ajudar a aliviar alguns dos sintomas relacionados à asma.

9 – Reduz a celulite

Embora possa parecer estranho, há que diga que a prática regular da concentração sobre o ponto de “feng fu” reduz a quantidade de celulite no corpo.

Se for o caso, esse poderia ser um método simples e eficaz para combater essa formação extra de células de gordura.

10 – Reduz estresse e fadiga

Estresse e fadiga podem ter impacto negativo sobre o dia-a-dia de uma pessoa.

Em uma tentativa de combatê-los, a medicina chinesa recomenda os cubos de gelo, que podem reduzir esses níveis em geral.

11 – Melhora o humor

A mudança de humor é uma estratégia global para sentir-se melhor, e é um dos pontos mais importantes associados ao “feng fu”.

Logo, utilizar o cubo de gelo na nuca pode ter um impacto positivo sobre o seu humor e sua vida em geral.

Fonte: Little Thinks Foto: Reprodução / Fabiana Scaranzi / Tudo a Horas / R7

Jornal Ciência