Mistério extraterrestre de 40 anos acaba de ser resolvido

de Julia Moretto 0

Em 1977, o som extraterrestre foi ouvido pelos ouvidos humanos pela primeira vez. O sinal foi detectado pelo astrônomo Jerry Ehman usando o telescópio de rádio Big Ear da Ohio State University.

É um detector de sinal de rádio que, na época, foi apontado para um grupo de estrelas chamado Chi Sagittarii na constelação de Sagitário. 

Ao escanear os céus ao redor das estrelas, Ehman capturou uma explosão de ondas de rádio de 72 segundos: ele circulou a leitura e escreveu “Uau!” ao lado o nome do sinal. 

Ao longo dos últimos 40 anos, o sinal foi citado como evidência de que não estamos sozinhos na galáxia. Especialistas e leigos acreditavam que, finalmente, tínhamos provas de vida extraterrestre.

No entanto, Antonio Paris, do Colégio de São Petersburgo, agora descobriu a explicação da escrita: um par de cometas. O trabalho foi publicado no Journal of the Washington Academy of Sciences. 

Estes cometas, conhecidos como 266P/Christensen e 335P/Gibbs, têm nuvens de gás hidrogênio com milhões de quilômetros de diâmetro ao redor deles. O sinal foi detectado a 1420MHz, que é a radiofrequência que o hidrogênio naturalmente emite.

Notavelmente, a equipe verificou que os cometas estavam na vizinhança no momento, e eles relatam que os sinais de rádio de 266P/Christensen combinavam com os sinais. 

Embora esta descoberta seja uma decepção para os entusiastas alienígenas em todos os lugares, ele pode ser considerado o sinal mais forte que já recebemos do espaço. Ele é um testemunho de nossa capacidade de interpretar com precisão sinais e sons do cosmos.

Isso nos dá esperança em nossa tentativa de decodificar as centenas de sinais “estranhos, alienígenas” provenientes de outras estrelas que foram observadas recentemente. 

Temos várias armas em nosso arsenal de detecção cósmica, a maioria é usada pelo Instituto de Pesquisa para o Instituto Extraterrestre de Inteligência (SETI). 

Seu principal meio de detecção é usar radiotelescópios e seu projeto mais ambicioso até o momento foi “Projeto Phoenix”, a “busca mais abrangente do mundo de inteligência extraterrestre”.

Para este projeto, eles usaram três dos maiores radiotelescópios do mundo: o radiotelescópio Parkes na Austrália (210 pés ou 64 metros de diâmetro), o Observatório Nacional de Rádio Astronomia na Virgínia Ocidental (140 pés ou 40 metros de diâmetro) e o Observatório de Arecibo Em Porto Rico (o maior do mundo com 1.000 pés ou 300 metros de diâmetro). Eles também criaram The Allen Telescope Array com apoio financeiro de Paul Allen.

Embora a tecnologia para detectar mensagens alienígenas permaneça relativamente estática, as ideias para se comunicar melhor com nossos próprios satélites avançam rapidamente com possibilidades de comunicação por raio laser e o estabelecimento de uma rede espacial via satélite. Artigo originalmente publicado por Futurism.

Fonte: Science Alert Fotos: Reprodução / Science Alert

Jornal Ciência