Há evidência substancial de que nosso Universo seja um holograma

de Julia Moretto 0

Um estudo realizado com cientistas britânicos, canadenses e italianos apresentou a primeira evidência de que nosso Universo poderia ser um vasto e complexo holograma.

 

Especialistas investigaram irregularidades na radiação cósmica – o “arrebol” do Big Bang – e descobriram que há uma explicação holográfica do Universo – usando a Teoria da Inflação Cósmica.

universo-holografico_02

Os pesquisadores da Universidade de Southampton (Reino Unido), Universidade de Waterloo (Canadá), Instituto Perimeter (Canadá), INFN, Lecce (Itália) e da Universidade de Salento (Itália), publicaram suas conclusões na revista Physical Review LettersA ideia de um Universo holográfico foi sugerida pela primeira vez na década de 1990 e diz que todas as informações que compõem a nossa “realidade” estão contidas em uma superfície 2D.

 

Imagine que tudo o que você vê, sente e ouve em três dimensões (e sua percepção do tempo) emane de um campo plano bidimensional. Seria um holograma: uma imagem tridimensional é codificada em uma superfície bidimensional, como no holograma de um cartão de crédito. No entanto, desta vez, o Universo inteiro é codificado”, explicou o professor Kostas Skenderis, da Universidade de Southampton.

 

Embora não seja um exemplo com propriedades holográficas, você pode pensar em assistir a um filme 3D no cinema. Nós vemos imagens com altura, largura e profundidade, quando na verdade tudo se origina de uma tela 2D plana. A diferença de nosso Universo é que podemos tocar os objetos, e a “projeção” é “real” da nossa perspectiva.

 

Nas últimas décadas, os avanços nos telescópios e no equipamento de detecção permitiram que os cientistas encontrassem uma grande quantidade de dados ocultos no “ruído branco” ou micro-ondas. Usando essas informações, a equipe foi capaz de fazer comparações complexas entre as redes de recursos nos dados e a Teoria Quântica. Eles descobriram que algumas das mais simples teorias quânticas de campo poderiam explicar quase todas as observações cosmológicas do Universo primitivo.

 

A holografia é um salto enorme na maneira como pensamos sobre a estrutura e criação do Universo”, disse Skenderis. A Teoria da Relatividade Geral de Einstein explica muito bem tudo o que acontece em grande escala no Universo, mas começamos a desvendar suas origens e mecanismos a nível quântico.

 

Cientistas têm trabalhado durante décadas para combinar a teoria de Einstein sobre a gravidade e a teoria quântica. Alguns acreditam que o conceito de um Universo holográfico tenha o potencial para conciliar os dois. Os cientistas agora esperam que seu estudo abra a porta para promover nossa compreensão do Universo primitivo e explicar como o espaço e o tempo surgiram.

[ Phys ] [ Fotos: Reprodução / Phys / Wikipedia ]

Jornal Ciência