Conheça os “Mud Men”: misteriosa tribo da Papua-Nova Guiné que utiliza máscaras assustadoras para intimidar inimigos

de Merelyn Cerqueira 0

A Papua-Nova Guiné abriga hoje cerca de mais de 2.000 clãs indígenas. Entre estes estão os “Mud Men” do Vale Waghi. Para encontrar este clã de “Homens Lama” é necessário viajar até a cidade de Highlands, em Mt. Hagen.

Frequentemente referido apenas como Hagen, um termo alemão que reconhece a presença de missionários luteranos que se estabeleceram na área há quase um século, o local tem um clima alpino confortável, em comparação ao calor e umidade intensos da região costeira.

Ainda, apesar de chover 3.800 mm por ano, a presença de mosquitos é mínima, consequentemente não existe malária, conforme informações do jornal Mirror.

tribo-na-papua-nova-guine_3

Embora seja a terceira maior cidade do país, o local tem uma reputação de ser “a fronteira selvagem” de Highlands.

Ali há uma lenda que sugere que, há séculos, os Mud Men do Vale de Waghi foram atacados e forçados a fugir para um rio lamacento próximo, onde conseguiram se esconder.

tribo-na-papua-nova-guine_1

Uma vez ali, esperaram até o anoitecer para saírem de dentro da água. Mas, como ficaram tanto tempo submersos, emergiram cobertos da cabeça aos pés com uma lama cinzenta e espessa.

O clã adversário que outrora os perseguiam, viram-nos neste estado, e logo pensaram se tratar de espíritos.

tribo-na-papua-nova-guine_2

Então, como a maioria dos clãs de Papua-Nova Guiné tem muito medo de espíritos, os adversários fugiram do local, e os Mud Mens foram considerados vitoriosos. Assim, durante anos depois, os membros do clã passaram a se revestir em lama para aterrorizar aldeias vizinhas.

tribo-na-papua-nova-guine_3

Andando praticamente nus, cobrem apenas a região genital com tangas folheadas. No restante do corpo é passada a lama cinzenta e espessa, enquanto que na cabeça utilizam pesadas máscaras de argila, de aparência demoníaca.

Fonte: Mirror Fotos: Reprodução  Mirror

Jornal Ciência