Conheça o único sommelier de leite do mundo

de Gustavo Teixera 0

Bas de Groot sempre foi um grande fã de leite, bebendo de 3 a 4 litros por dia, mas ele realmente ficou fascinado depois de provar o leite cru pela primeira vez.

Os sabores fortes e em camadas inundaram seus sentidos e deixaram-no perguntando como seria o leite de diferentes regiões da Holanda. 

Como o único sommelier de leite do mundo, Bas agora viaja provando leite cru e educando as pessoas sobre suas propriedades e benefícios especiais.

milk-sommelier_1

Bas de Groot é a única pessoa no mundo a ter esse título e, ao contrário dos melhores sommeliers de vinho, ele ainda não consegue reconhecer certos leites apenas pelo sabor, ele pode detectar certas notas diferenciadoras baseadas na dieta das vacas e no solo de onde se alimentam.

“Sim, sou louco por leite, um viciado. Eu bebia cerca de quatro litros por dia. No café da manhã, no almoço, no jantar… mesmo que eu estivesse no sofá em frente à TV com um saco de batatas fritas, bebia leite. Agora eu bebo um pouco menos, mas apenas leite cru ou biodinâmico”, disse Groot à Delicious Magazine.

“Cada vaca dá seu próprio leite, então todo fazendeiro na Holanda tem um leite único. Quais os componentes que afetam o sabor do leite me fascinam muito”, completou. 

Bas organiza regularmente degustações de leite, onde ele oferece leite de supermercado e leite cru ou biodinâmico, descrevendo suas características distintas.

“Eles cheiram e saboreiam o leite e depois discutem sobre cada amostra, de onde veio e por que tem uma certa maneira. Por exemplo, o leite das vacas de Jersey e Meuse-Rhine Ijsselkoe alimentadas com um tipo de grama tem um alto teor de gordura e proteína e tem um sabor totalmente diferente do leite produzido em Holstein e Frisian”. Ele afirma que tanto a raça da vaca quanto sua dieta influenciam muito o sabor do leite.

“O sabor do leite de vacas alimentadas com grama é claramente diferente, mais frutado. O amido de milho dá ao leite um sabor diferente, é mais cheio, mas muitas vezes com amargor”, disse Bas. E não há nada que Bas de Groot odeie mais do que o sabor suave do leite do supermercado. Ao homogeneizar o leite, os glóbulos gordurosos são reduzidos em tamanho e dispersos uniformemente através do líquido.

Ele afirma que apenas faz com que ele seja “gordo” e, embora não haja nada de errado com isso, o leite cru ou biodinâmico não homogeneizado é infinitamente melhor, porque você pode saborear múltiplas camadas, como o café ou o vinho.

“O leite tornou-se um produto a granel. Ele entra no caminhão de leite e de lá para a fábrica onde é desmontado e remontado como leite desnatado, leite semidesnatado e leite integral. Certas substâncias do leite são vendidas para empresas farmacêuticas para fazer medicamentos, então o leite que você recebe não é apenas leite desnatado, mas um leite completamente novo”, relatou.

Outro processo comum com o qual Bas tem um problema é a pasteurização. Ele afirma que a pasteurização já fez sentido, mas não hoje.

Houve um tempo em que as pessoas poderiam contrair tuberculose do leite, mas isso não é um risco atualmente, e existem formas de detectar outras bactérias perigosas hoje em dia.

“Pasteurização e homogeneização têm um efeito negativo sobre o sabor do leite. O leite torna-se um produto bastante insípido”, disse. O leite cru, por outro lado, é completamente diferente, tem um sabor rico, que a maioria das pessoas nunca provou. E ao educar as pessoas como um sommelier de leite, Bas de Groot espera mudar isso.

Fonte: Oddity Central Foto: Reprodução / Oddity Central

Jornal Ciência