Conheça 6 casos de pessoas que se passaram ilegalmente por médicos

de Merelyn Cerqueira 0

Não temos dúvidas de que o ser humano é capaz de tudo. No entanto, algumas pessoas chegam a cruzar – e muito – esse limite entre o que é certo e errado.

Por motivos psicológicos ou por simplesmente apreciarem o caos, algumas delas chegam a se passar por médicos. Nesse caso, acabam protagonizando verdadeiras histórias de terror que podem traumatizar para sempre os supostos pacientes.

São histórias que vão desde a abertura de uma clínica falsa em um trailer qualquer, até criminosos internacionais com histórias dignas de filmes de Hollywood. Separamos seis casos que foram expostos pelo Oddee.com e mostramos para você agora:

1 – A “médica” que realizava exames físicos em caminhoneiros

Conhecida como Dr.ª Wingate, a mulher realizava exames completos em seus pacientes, além de exames de urina. Um de seus pacientes, o caminhoneiro Todd Wakefield, contou às autoridades que a suposta doutora o abordou e o levou a seu consultório, que inexplicavelmente ficava dentro de uma residência.

Apesar de ter achado estranha a localização, o homem notou que a mulher realizava procedimentos muito semelhantes aos de um médico normal, até mesmo lhe concedeu um atestado médico falso, que continha todas as credenciais da Dr.ª Barbara Wingate, uma psiquiatra que atuava em toda região da Filadélfia.  

A mulher acabou presa e acusada por crime de falsificação, fraude e roubo de identidade. Além de enfrentar acusações relacionadas a porte de drogas, já que os policiais encontraram, maconha e outros narcóticos em sua casa.

2 – O “médico” que fumava charuto durante suas cirurgias

Carlos-Guzmangarza

Carlos Guzmangarza, 53, um falso cirurgião plástico que realizava cirurgias ilegais em uma clínica de fachada em São Francisco, aberta em nome de um médico assistente, do qual ele tinha roubado a identidade.

Sendo assim, Carlos realizou operações em pelo menos nove mulheres – todas imigrantes da América Central. Foram feitas cirurgias de lipoaspiração, lifting facial, aplicações de silicone e tratamentos de pele.

Ele costumava fumar charutos durante os procedimentos estéticos e abusar sexualmente de suas pacientes. Obviamente, ele foi preso (no mês passado) e condenado a 20 anos de prisão por uma série de crimes relacionados a negligência médica e abuso sexual. 

3 – O “médico” que se oferecia para tratar as famílias vítimas do 11 de setembro

Donald-Lee-Edwards

Donald R. Lee-Edwards, anunciava a si mesmo como médico que trabalhava com familiares que perderam entes queridos no atentado de 11 de setembro de 2001. Sendo assim, o suposto médico fazia visitas domiciliares, diagnosticava e tratava pacientes prescrevendo antidepressivos. Para isso, bastava que essas pessoas lhe enviassem amostras de sangue, que ele interpretaria os resultados feitos por um “laboratório”.

No entanto, sua carreira médica terminou em agosto de 2015, quando ele foi preso e indiciado por várias acusações criminais que envolviam a falta de credenciais para trabalhar ou prescrever remédios como médico ou psiquiatra, posse e venda ilegal de substâncias controladas e roubo de identidade.

4 – O “oncologista” que prescreveu terra para um paciente com câncer

Vincent-Gammill

Vincent Gamill, um “oncologista” de 69 anos, foi preso em 2015 na Califórnia por prescrever falsos tratamentos de câncer e praticar medicina sem licença. Um de seus medicamentos para combater a doença, era nada mais, nada menos do que um saquinho de terra.

Uma de suas pacientes, uma mulher com câncer em estágio terminal, afirmou o ter encontrado através do site natural-oncology.org (que o próprio médico criou e ainda está no ar) e disse que pagou 2 mil dólares por um tratamento que durava apenas dois dias e envolvia medicamentos vencidos e pós caseiros.

Quando percebeu do que se tratava, a mulher ficou alarmada, ainda mais quando descobriu que ele não tinha antecedentes médicos. Sendo assim, ela procurou a polícia, e os investigadores descobriram que Gammil não tinha nenhuma formação médica ou licença para praticar medicina, possuía apenas o diploma do ensino médio. Em sua casa, foram encontrados mais 25 mil comprimidos, incluindo analgésicos poderosos. Gammil, foi preso, mas posteriormente solto sob uma fiança de 10 mil dólares.

5 – O “médico” que se formou estudando pelo YouTube

Rick-Van-Thiel

Rick Van Thiel, atuou como médico em sua clínica localizada em um trailer, em Las Vegas, por simplesmente amar as pessoas e querer ajudá-las. No entanto, sua formação médica é creditada ao YouTube, por onde ele afirma ter aprendido a realizar procedimentos cirúrgicos.

O homem que se diz autodidata ainda falou que há 30 anos estuda medicina, apesar de não possuir um diploma. “Praticamente qualquer coisa que você queira aprender, o YouTube ensina de graça”, disse ele.

Porém, o aluno aplicado agora enfrenta quase 30 acusações criminais, que envolvem a prática de medicina sem licença, além de uma série de abortos realizados dentro de seu trailer. De acordo com as autoridades, Van Thiel nunca foi médico, mas sim um criminoso condenado com uma longa ficha que incluía tentativas de assalto e roubos em Nevada e Califórnia.

6 – Frank Abagnale Jr., o impostor que virou agente do FBI

Hoje ele trabalha para o FBI como um especialista em falsificação e roubo de documentos, porém, na década de 1960, Frank Abagnale Jr. personificou diversos profissionais de colarinho branco, incluído um médico. A história do antigo impostor ficou famosa e virou um filme de sucesso protagonizado por Leonardo DiCaprio – “Prenda-me se for capaz”, de 2002, dirigido por Steven Spielberg.

Passando por uma infância difícil, Frank começou sua vida no crime através de pequenos delitos e evoluiu para grandes roubos que serviam também para se apossar da identidade de outras pessoas – como um piloto de avião, advogado e médico.

Sua “carreira” na medicina começou na Geórgia, quando ele roubou a identidade de um médico local e arranjou um emprego em um hospital. No fim das contas, seu passado criminoso foi descoberto e ele foi capturado pelas autoridades internacionais enquanto estava na França. No entanto, em troca de sua liberdade, o governo americano propôs que ele ajudasse os FBI com seus métodos, a fim de impedir outros crimes de fraudes.

Atualmente, Frank trabalha com o FBI há mais de 30 anos, como um dos principais especialistas do mundo em fraudes, seja de documentos, cheques, identidades e por aí vai. Ele ainda possui sua própria empresa, a Abagnale & Associados, que auxilia as pessoas a evitar fraudes, além de ter escrito dois livros.

[ Fonte: Oddee ]

[ Foto: Divulgação / Oddee ]

Jornal Ciência