Como surgiu o Halloween? Saiba tudo sobre o famoso Dia das Bruxas!

de Merelyn Cerqueira 0

Outubro é o mês favorito de muita gente, especialmente das que gostam do Halloween.

Embora a festa seja muito popular no Brasil, onde comemoramos como Dia das Bruxas, ela tem um apelo maior em países como EUA e Canadá, que se dedicam durante todo um mês organizar festas com decorações assustadoras, fantasias e comidas sazonais.

Comemorado oficialmente no dia 31 de outubro, o Halloween é uma festa mais antiga do que você imagina.

A ideia começou há mais de 3.000, quando os povos celtas resolveram celebrar o final do verão e a passagem do ano Celta, segundo informações do History.

O festival Samhain

Curiosamente, a princípio, o Dia das Bruxas era celebrada no dia 1º de novembro, durante o festival Samhain, que marcava o início do inverno e, conforme os Celtas acreditavam, o final do ano. Segundo eles, neste dia, a linha que separava o mundo dos vivos e dos mortos se tornava frágil, permitindo aos fantasmas retornar à Terra.

Então, na noite do dia 31 de outubro, véspera do festival, celtas, druidas e líderes religiosos se reuniam para fazer previsões sobre o futuro.

Durante o festival, as pessoas vestiam fantasias feitas com peles e cabeças de animais para se esconder dos espíritos e faziam grandes fogueira para queimar alimentos e sacrificar animais em honra das deidades celtas.

Ao fim, cada família pegava uma tocha da fogueira e levava para casa. O fogo era considerado sagrado e, portanto, poderia proteger os lares durante o inverno.

Além disso, do lado de fora das casas eram deixados alimentos e bebidas, para que os fantasmas que atravessassem o mundo dos vivos comessem.

Os festivais de Feralia e Pomona

Eventualmente, durante o ano de 43 d.C., quando o Império Romano já havia conquistado parte do território dos celtas, as crenças começaram a se misturar.

Seguindo a mesma linha de pensamento do Samhain, os romanos celebravam no final de outubro a Feralia, um festival também relacionado aos mortos. Mais tarde, outra celebração foi adicionada a data, a Pomona, que celebrava a deusa das frutas e árvores.

All-hallows Eve

Já no século IX, quando a influência do cristianismo havia dominado a sociedade celta, grande parte das celebrações pagãs foi desaparecendo.

Em 1.000 d.C., a Igreja Católica, em uma tentativa acabar com o festival pagão Samhain, criou uma celebração bem semelhante. No entanto, além dos mortos, foram incluídos santos, anjos e demônios. Então, às vésperas do dia 1, em 31 de outubro, era celebrado o All-hallows Eve, que mais tarde passou a se chamar Halloween.

O Halloween

Nos EUA, onde o feriado é mais popular, curiosamente o Dia das Bruxas começou de maneira bem tímida, isto é, apenas dentro das colônias do antigo Império Britânico.

Eventualmente, quando o costume se misturou ao dos protestantes, católicos e outros diferentes grupos étnicos europeus e nativos, a festa começou a ganhar identidade.

Além de celebrar o início das colheitas, a data servia para espalhar histórias de terror, fazer pegadinhas e previsões sobre o futuro, bem como uma desculpa para muita festa com música e danças.

O problema, no entanto, era que o feriado não era celebrado em todas as regiões dos EUA. Foi somente na segunda metade do século XIX, quando o país recebeu uma grande onda migratória vinda da Europa, entre eles milhões de irlandeses (descendentes de celtas) que fugiam da Grande Fome, que as celebrações de Halloween se tornaram mais próximas do modelo que conhecemos hoje.

A ideia de pedir doces de porta em porta começou na Inglaterra, durante o Dia de Todas as Almas (2 de Novembro), quando a população carente saía em busca de alimentos pelos bairros mais abastados.

Então, foi criado o “bolo das almas”, que era servido a estas pessoas em troca de rezas e orações pela alma dos mortos, algo que era incentivado pela Igreja.

Foi somente após a Segunda Guerra Mundial que as festas de Halloween deixaram de ser feitas apenas nos centros cívicos das comunidades, passando a acontecer em todas as casas.

As crianças então adotaram a prática de sair em busca de comida, dinheiro e até mesmo cerveja. Em troca, prometiam não fazer bagunça nas casas alheias.

Assim, propagado por meio da indústria de entretenimento e também pelo apelo comercial, os costumes do Halloween norte-americano foram espalhados pelo mundo.

Fonte: History Fotos: Reprodução / History

Jornal Ciência