Adolescente quase perde testículo após torcê-lo por 260° e cortar o suprimento de sangue

de Merelyn Cerqueira 0

Um adolescente de 16 anos, que não teve o nome divulgado, procurou ajuda médica após sofrer uma torção testicular de 260 graus. 

O caso ocorreu no Hospital Infantil de Dayton, Ohio (EUA), e foi reportado pelos médicos no BMJ Case Reports, que relataram que a torção causou o corte do suprimento de sangue, além de comentarem que qualquer homem está exposto a este possível problema urológico.

Uma equipe de cirurgiões tentou desfazer a torção por meio de uma pequena incisão na região do escroto. No entanto, não tiveram sucesso e foram obrigados a optar por uma intervenção cirúrgica.

Isso, de acordo com o médico Dr. Arturo Aranda, que liderou o procedimento, proporcionou um alívio imediato ao paciente, uma vez que uma torção de 260 graus está em uma faixa correlativa com o salvamento testicular.

Três meses antes de sua ida ao pronto-socorro, o garoto havia sido tratado de uma hérnia inguinal direita – quando o tecido interno se projeta através de um ponto fraco na parede abdominal. Suspeitando de que a dor e o inchaço que sentia pudesse estar relacionada à hérnia, os médicos realizaram uma ultrassonografia.

O exame revelou que o suprimento de sangue para os testículos havia diminuído desde a última visita do garoto ao hospital. Considerando a suspeita clínica e o resultado do ultrassom testicular, os médicos verificaram que esperar não era uma opção, uma vez que, nestes casos, o diagnóstico precoce pode fazer a diferença entre determinar a perda ou o salvamento do órgão.

Com medo de que o efeito compressivo pudesse causar isquemia testicular (restrição no suprimento de sangue), devido à diminuição do fluxo sanguíneo, decidiram operar o garoto.

O que é a torção testicular?

Trata-se de um distúrbio que afeta os meninos mais frequentemente durante a puberdade. Geralmente precisa ser tratado como uma emergência clínica, de modo que o problema é resolvido através de um pequeno corte na pele do escroto – ou em casos mais graves, com cirurgia invasiva. 

A maioria dos casos ocorre durante a prática de atividades físicas, quando o tecido ao redor dos testículos ainda não está firmemente preso ao escroto. No entanto, também pode ocorrer durante o sono. 

Se o testículo se contorcer, ele puxa consigo o cordão espermático, um feixe estreito de fibras e tecidos que vai do interior do abdômen até o órgão, suprindo-o de sangue. 

Se permanecer torcido, bloqueia o fluxo sanguíneo, fazendo com que o testículo “morra” após cerca de seis horas, de modo que precisaria ser removido.

Fonte: Daily Mail Foto: Reprodução / The Sun

Jornal Ciência