Se você mora em prédios ou costuma visitar alguém que vive em um, já deve ter notado que dentro ou perto dos elevadores sempre há espelhos.

Mas, qual a função deles? Será que servem apenas para as pessoas conferirem o visual antes de os deixarem?

De acordo com o The New York Times, a ideia de colocar espelhos próximos ou dentro de elevadores surgiu ao final da Segunda Guerra Mundial, quando as construções prediais começaram a ficar cada vez mais altas.

Você-sabe-por-que-sempre-tem-espelhos-dentro-e-próximos-aos-elevadores-1

Os espelhos foram colocados primeiramente dentro dos elevadores para que as pessoas se mantivessem entretidas enquanto esperavam chegar no andar desejado.

Diz-se que à época, os modelos de elevadores eram especialmente lentos e demoravam muito para subir.

Dessa forma, ao incluir os espelhos, as reclamações diminuíram.

Você-sabe-por-que-sempre-tem-espelhos-dentro-e-próximos-aos-elevadores-2-746x420

Ainda, afirma-se que os espelhos proporcionam uma sensação de extensão considerável do ambiente, aumentando a amplitude visual de quem está dentro do elevador, o que é especialmente benéfico para aqueles que sofrem de claustrofobia.

Também, em caso de emergência em um elevador cheio, os espelhos podem ajudar as pessoas a evitarem acidentes ou até mesmo a colaborar uma com as outras. 

Indo além, de acordo com a técnica chinesa e Feng Shui,espelhos corretamente posicionados podem proporcionar bem-estar dentro de um determinado ambiente.

Fonte: Curiosity Fotos: Reprodução / Curiosity

Jornal Ciência