Veja se você tem alguns destes 10 traços específicos que pouquíssimas pessoas ainda têm!

de Merelyn Cerqueira 0

Todo corpo é essencialmente igual, anatomicamente falando. No entanto, algumas pessoas possuem atributos que somente uma a cada um milhão praticamente tem, o que é impressionante.

Estas características, presentes em amostras cada vez menores de indivíduos, são traços vestigiais que foram perdidos conforme a evolução e adaptação do ser humano ao ambiente ao redor. Na lista abaixo, você confere algumas delas.

1 – Músculo vestigial

tracos-especiais

O músculo vestigial é uma herança de nossos antepassados que escalavam árvores. Trata-se de um tendão que, embora não tenha utilidade nos dias de hoje, normalmente está presente na mão esquerda, e ausente em cerca de 10-15% da população.

2 – Tetracromatismo

tracos-especiais_2

Trata-se de um distúrbio que permite às pessoas enxergar mais de 100 milhões de cores, enquanto que a maioria de nós apenas um milhão.

Artistas tetracromáticos geralmente são capazes de pintar imagens mais vívidas, que só podem ser verdadeiramente apreciadas por outras pessoas em condições semelhantes.

3 – A deficiência genética que impede problemas cardíacos

tracos-especiais_3

O gene PCSK9 existe em todos nós. No entanto, em uma pequena parcela da população este gene se manifesta de maneira diferente, de modo que estas pessoas desenvolvem um risco reduzido de doenças cardiovasculares.

4 – Quimerismo

tracos-especiais_4

O quimerismo é um ‘defeito’ genético extremamente raro, que ocorre na evidência de duas ou mais populações de células geneticamente diferentes. A condição se materializa de uma maneira aparente, como olhos ou pele de cores diferentes, e nem sempre traz riscos para a saúde – sendo apenas um “detalhe”.

5 – Capacidade de enrolar a língua

tracos-especiais_5

Você consegue enrolar a língua? Saiba que este é um fenômeno que atinge 60% da população, embora também possa ser aprendido. No entanto, a capacidade de fazer um “trevo” com a língua é uma característica hereditária.

6 – Capacidade de mexer os dedos do pé individualmente

tracos-especiais_6

Embora a maioria das pessoas consigam facilmente mover os dedões do pé, pouquíssimas o fazem com os dedos menores. Isto ocorre porque normalmente apenas os dedos maior e menor possuem músculos individuais, enquanto que o resto é controlado em conjunto.

7 – Diastema

tracos-especiais_7

Este espaço que algumas pessoas têm entre os dentes da frente é chamado de diastema. Ele ocorre em apenas 20% da população e, do ponto de vista odontológico, trata-se de uma anomalia que requer tratamento, embora algumas pessoas considerem um “charme”.

8 – Seio pré-auricular

tracos-especiais_8

Algumas pessoas possuem um buraquinho na parte superior da orelha, trata-se de uma desordem congênita que, de um modo geral é inofensiva. Acredita-se que ela possa ser um vestígio remanescente das brânquias de peixes durante a evolução, embora isso nunca tenha sido cientificamente comprovado – sendo rejeitado pela comunidade científica.

9 – Pessoas que precisam de menos tempo de sono

tracos-especiais_9

Um gene raro identificado como DEC2 permite que em algumas pessoas os ciclos de sono sejam mais rápidos, de modo que estas precisam dormir menos do que o normal.

É possível que nomes como Margaret Tatcher, Salvador Dalí e Nikola Tesla tenham sido vítimas da desordem. Pelo lado positivo, eles usaram muito bem o tempo livre, como podemos ver em nossos livros de história.  

10 – Distichiasis

tracos-especiais_10

Trata-se de uma desordem congênita caracterizada pelo crescimento anormal de cílios, basicamente uma segunda camada de pelos. No entanto, embora possa parecer o sonho de muitas mulheres, o excesso pode causar irritação nos olhos.

Fonte: 9gag Fotos: Reprodução / 9gag

Jornal Ciência