TOP 8 remédios caseiros para remover o tártaro dos dentes

de Merelyn Cerqueira 0

Você provavelmente já deve saber que a placa e o tártaro contribuem para o desenvolvimento da cárie dentária.

Enquanto o tártaro tem uma textura porosa, a placa pode se acumular dentro e ao redor dele, até que calcifique por completo e atraia todos os tipos de bactérias.

Eventualmente, esse acúmulo pode resultar em uma série de problemas para o esmalte dos dentes, bem como aumentar consideravelmente o risco de cárie dentária e doença das gengivas.

Embora problemas de saúde também estejam relacionados a condições subjacentes, como diabetes ou doenças coronárias, o ideal é sempre manter a boca limpa para ajudar a evitar esses problemas.

Abaixo, você confere algumas receitas caseiras que lhe ajudarão com isso, mas lembre-se, nenhuma delas substitui o diagnóstico de um dentista. Portanto, visite o seu com regularidade.

1 – Escove bem os dentes

Esta primeira dica não vem como surpresa, afinal, escovar os dentes regularmente é o tratamento número um para evitar a placa.

O ideal é escová-los meia hora após cada uma das refeições. Isso ajudará a reduzir significativamente a probabilidade de desenvolver manchas de placas desagradáveis.

Tenha em mente que uma escovação adequada deve ter pelo menos 3 minutos de duração, pressionando uniformemente e cobrindo cada parte da boca bem.

2 – Pasta de dente com flúor

Existe uma ótima razão pela qual a maioria das pastas contém flúor. Esta substância é responsável pelo fortalecimento do esmalte dos dentes, enquanto reduz o risco de decomposição por parte dos alimentos e bebidas ácidas.

Na verdade, ela até ajuda os dentes com pequenas cáries a serem regeneradas. O problema, no entanto, é que esse processo ocorre de maneira lenta, o que significa que, além da escovação adequada, você também deve ficar atento a comer uma dieta saudável e reduzida em açúcar.

3 – Aloe vera e glicerina

A aloe vera (babosa) tem uma série de benefícios que há décadas vem sendo registrados, entre eles, a manutenção dos dentes.

A planta pode ajudar a prevenir o tártaro e a placa bacteriana. Para isso, basta seguir uma receita bem simples: misture a um copo de água, meia xícara de bicarbonato de sódio e uma colher de chá de gel (baba) de aloe vera.

Em seguida, adicione uma pequena quantidade de óleo essencial de limão e quatro colheres de chá de glicerina vegetal. Em seguida, esfregue os dentes durante um longo período de tempo com a mistura. Você verá que seus dentes ficarão brancos e brilhantes.

4 – Casca de laranja

Se a receita anterior não lhe pareceu muito agradável, você pode optar pela casca de laranja.

O contato direto com a casca pode ajudar a combater os microrganismos responsáveis pelo tártaro e que estão presos ao esmalte. Basta apenas esfregar a casca da laranja (a parte interna), deixar descansar por alguns minutos e em seguida enxaguar bem.

5 – Sementes de gergelim

A semente de gergelim também pode ser usada para uma higiene dental apropriada. De fato, ela é capaz de remover a placa e o tártaro sem danificar os dentes. Para isso, basta colocar uma porção de sementes na boca e mastigar, sem engolir.

Em seguida, com a ajuda de uma escova, escove os dentes enquanto as sementes ainda estão na boca. Elas atuarão como um esfoliante e limparão delicadamente a superfície dos dentes manchados.

6 – Figos

Você sabia que os figos são ótimos para combater bactérias e outros desconfortos nos dentes?

Basta mastigar três a quatro figos, devagar e deliberadamente, para que eles fiquem expostos o máximo possível às gengivas e dentes. Essa mastigação ativará as glândulas salivares, que se misturarão às boas propriedades antibacterianas da fruta, eliminando as placas e tártaro.

7 – Use enxaguante bucal com água oxigenada

Uma maneira bem simples de acabar com a placa e tártaro é usando um enxaguante bucal ou limpador à base de peróxido de hidrogênio. Se você não conseguir encontrar um produto nessas condições, faça você mesmo ele em casa.

Para isso, basta adicionar três colheres de sopa de peróxido de hidrogênio (3%), também conhecido como água oxigenada, a uma tampa de qualquer enxaguante bucal. Certifique-se de que a concentração do produto seja adequada, ou ele poderá danificar seus dentes.

8 – Raspador dental

O raspador é uma ferramenta utilizada pelos dentistas para limpar o tártaro dos dentes. No entanto, ele também pode ser encontrado em farmácias.

Ele possui a forma de uma foice e serve para limpezas mais profundas. Obviamente que, se você se sentir intimidado a raspar suavemente e cuidadosamente os dentes, peça para um dentista fazê-lo.

Fonte: Para los Curiosos Foto: Reprodução / Para los Curiosos

Jornal Ciência