TOP 8 benefícios que você não sabia que o alecrim pode proporcionar

de Julia Moretto 0

Na aldeia de Acciaroli, no sudoeste da Itália, cerca de uma a cada 10 pessoas tem mais de 100 anos de idade. E por incrível que pareça, a fórmula para a longevidade pode ser o alecrim.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia em San Diego e da Universidade Sapineza de Roma estudaram a população saudável da aldeia e disseram que o que a grande diferença é o consumo alto de alecrim. A versão local da erva é pungente e supostamente cheira 10 vezes mais forte do as normais, relata o New York Times.

O Rosmarinus officinalis, mais conhecido como alecrim, é um arbusto perene nativo do Mediterrâneo, que cresce em grande parte do mundo, especialmente em locais com climas quentes e ensolarados. A planta é pontiaguda, verde no topo e prateada embaixo. Além de estar disponível fresca, o alecrim é vendido seco, em cápsulas e como óleo.

alecrim_01
Foto: Pixabay

As folhas e os caules do alecrim seco foram usados durante séculos ​na cozinha e em causas medicinais. Confira como o alecrim pode ajudar na sua saúde: 

Memória e concentração

O alecrim tem sido associado a uma melhora da memória. Na Grécia antiga, os alunos colocavam ramos de alecrim em seu cabelo enquanto eles estudavam para as provas. 

A erva é usada na aromaterapia para ajudar na a concentração e no declínio cognitivo relacionado com a idade. Segundo o WebMD, o alecrim pode melhorar a qualidade, mas não a velocidade de memória. 

De acordo com alguns estudos, tomar apenas 750 mg de folhas de alecrim em pó em suco de tomate pode melhorar a velocidade da memória em adultos saudáveis. No entanto, tomando doses mais elevadas, a memória pode ser piorada.

Estresse

Usado na aromaterapia, o alecrim pode aliviar o stress. Segundo a Maryland University Medical Center (UMM), a combinação de alecrim com outros óleos poderia desenvolver níveis menores de cortisol, resultando em menos ansiedade. 

Um estudo similar descobriu que usando saquinhos de óleos feitos de alecrim e lavanda, é possível aliviar o stress. No entanto, outra pesquisa mostrou que a aplicação de óleo de alecrim direto no pulso pode aumentar a ansiedade e tensão ao realizar uma prova.

 Perda de cabelo

O alecrim tem sido associado com o crescimento do cabelo em muitas culturas. Algumas pesquisas provaram que a aplicação de uma combinação de óleo de alecrim, lavanda, tomilho e óleo de cedro no couro cabeludo pode ajudar a melhorar o crescimento do cabelo, de acordo com a WebMD. Um estudo comprovou o crescimento de cabelo em pessoas que sofrem de doenças que têm como consequência a queda dos fios, quando massageiam o couro cabeludo com alecrim e outros óleos essenciais em comparação com as pessoas que apenas massageavam sem óleo. Porém, segundo a UMM, o estudo foi mal projetado e os cientistas não têm certeza se o alecrim foi o responsável pelo crescimento do cabelo.

 Problemas de digestão

Não há muita evidência científica de que o alecrim ajuda com problemas como dor de estômago, gases ou indigestão. No entanto, a UMM relata que na Europa, a folha de alecrim é utilizada para aliviar a indigestão.

Dores musculares

Alguns estudos mostram que a mistura de alecrim, lúpulo e ácido oleanólico aliviam a dor da artrite. O óleo de alecrim é aprovado pela German Commission como um tratamento tópico para dores musculares e de artrite, além de melhorar a circulação.

 Energia mental

O cheiro do alecrim é inconfundível. E se você está com problemas de respiração, talvez o cheiro da erva picante possa ajudar. Um estudo realizado em 2013, analisou os efeitos de óleo de alecrim inalado sobre sentimentos e atividades do sistema nervoso. “Todos os dados mostraram um benefício medicinal de óleo de alecrim, quando inalado, pela remoção de sentimentos de tédio e fornecendo energia mental“, constou a pesquisa.

 Câncer

Um estudo sugere que o extrato de alecrim pode impedir células cancerosas de se replicarem. A pesquisa descobriu que o alecrim ajudou a prevenir o câncer de mama. Já outro estudo encontrou efeitos semelhantes com alecrim sobre a replicação de células de câncer de cólon.

 Outros benefícios

Algumas pessoas usam alecrim para tratar uma série de condições, incluindo problemas de gota, tosse, dor de cabeça, fígado, cálculo biliar, pressão arterial alta, dor de dente e eczema. Embora a Ciência não tenha realizado estudos sobre cada uma dessas causas, há relatos de que a erva pode trazer benefícios.

[ MNN ] [ Foto: Reprodução / Pixabay ]

Jornal Ciência