TOP 6 objetos comuns que podem reduzir o sinal do seu Wi-Fi em casa

de Merelyn Cerqueira 0

Você certamente está familiarizado com o termo “buffering”, que nada mais é que aquele carregamento lento e desagradável que atinge vídeos assistidos via streaming.

Conforme explicado pelo site Olhar Digital, isso ocorre porque a internet precisa de mais tempo (e sinal) para baixar partes do conteúdo deste vídeo antes de executá-lo. 

Embora em alguns casos o problema esteja associado aos provedores, há alguns objetos comuns que temos em casa que podem interferir na força do sinal, minimizando a qualidade da sua conexão. Abaixo você confere alguns deles.

1 – Micro-ondas e televisão

Em casas onde o espaço é limitado, é normal que o roteador seja colocado ao lado de certos eletrônicos e eletrodomésticos, embora não seja ideal.

O micro-ondas, por exemplo, bem como outros aparelhos que operam em frequências semelhantes à das redes Wi-Fi, há vazamentos eletromagnético que podem interferir no sinal.

A solução é colocar o modem longe desses aparelhos, que também incluem televisores, babás eletrônicas, geladeiras, consoles de vídeo game e autofalantes sem fio.

2 – Paredes grossas

Neste caso, dificilmente as pessoas estarão dispostas a mudar a construção da casa. O ideal é que, antes de colocar um roteador, planejar o local mais ideal. As paredes mais problemáticas são as que contem materiais isolantes, bem como tubulações de água e dutos de ar.

Materiais como concreto, metal, tijolo, pedra cerâmica e espelhos podem ser considerados obstáculos para o sinal da internet. Sendo assim, a localização do roteador é essencial para aproveitar o máximo do serviço.

Ainda, você pode tentar um amplificador de Wi-Fi para aumentar o sinal e potência. Entretanto, se todas essas opções falharem, o melhor a ser feito é optar pela conexão a cabo.

3 – Objetos ou superfícies de metal

Suportes metálicos podem criar verdadeiras “zonas mortas” de Wi-Fi em uma casa, especialmente aqueles usados para suspender espelhos, que rebatem e desviam o sinal, enfraquecendo-o e limitando-o.

Logo, se você está experimentando esse tipo de interferência, é bem provável que a culpa seja dos espelhos que você espalhou pelas paredes e o ideal é removê-los.

4 – Janelas inteligentes

Embora sejam muito úteis na captura de luz e calor, o que ajuda a economizar energia, as janelas inteligentes são verdadeiras inimigas da sua internet, uma vez que são feitas de revestimentos de baixa emissividade e metais ultrafinos.

O metal, como você viu aqui, é contraproducente à transmissão do Wi-Fi, o que torna as janelas um problema quando o assunto é internet. A solução então é mover o roteador para longe delas, sempre lembrando que persianas podem causar situações semelhantes.

5 – Dispositivos de vídeo

Câmeras de segurança sem fio, babás eletrônicas ou qualquer outro objeto que transmita imagens via satélite ou cabo para outra parte da casa pode causar interferência ou “matar” o sinal da sua internet.

Além disso, porque têm um alcance amplo, eles podem até mesmo causar problemas na internet do vizinho.

6 – Luzes de Natal

Embora não afete diretamente o WiFi, uma vez que ambos não operam na mesma frequência, pode ocorrer um bloqueio de radiação eletromagnética dos cabos ou eletrônicos de LED, o que consequentemente afetará seu roteador.

Sendo assim, quando for enfeitar a casa para as festas este ano, não esqueça de deixar a árvore de Natal bem longe do roteador.

Fonte: Para los Curiosos Fotos: Reprodução / Para los Curiosos

Jornal Ciência