TOP 5 das proibições mais bizarras que já foram decretadas no mundo

de Merelyn Cerqueira 0

Considerando que as leis são regras criadas a partir da experiência das relações humanas e que servem para garantir direitos, deveres e manter a paz social, há de se imaginar que quase todas elas devam fazer certo sentido.

Contudo, nem sempre as coisas são assim. A verdade é existem muitas leis bizarras por aí e que são bem levadas a sério em alguns países. 

Na lista abaixo, publicada originalmente pela revista The Week, você confere um top 5 das mais curiosas.

5 – Cigarro (Butão)

proibicoes_5

Em Butão, considerado o país mais feliz da Ásia e um dos mais felizes do mundo, é expressamente proibido plantar, vender ou comprar qualquer tipo de tabaco.

Logo, se um cidadão butanês quiser fumar, ele até pode fazê-lo, contanto que saia do país para comprar seus cigarros.

4 – McDonald’s (Bolívia)

proibicoes_4

No final da década de 1980, os cidadãos bolivianos foram surpreendidos pela chegada da primeira loja da rede McDonald’s no país.

Insatisfeitos com o evento, eles dedicaram anos tentando descobrir maneiras de banir a cadeia de restaurantes do território boliviano.

A solução encontrada foi o boicote. Embora a ação não tenha sido determinada por lei, as pessoas simplesmente não consumiam os produtos da rede, e isso funcionou tão bem que desde 2002 não há mais McDonald’s na Bolívia.

3 – Goma de mascar (Cingapura) 

proibicoes_3

Cingapura é considerado um dos lugares mais caros para se viver. Além de ser uma terra de coisas caras e luxuosas, ela simplesmente não é habitável para quem gosta de mascar chicletes. Lá, as gomas de mascar sequer são comercializadas e quem quiser consumi-las, deverá apresentar prescrição médica para isso.

2 – Mullets (Irã)

proibicoes_2

Se você é adepto dos mullets, um estilo de cabelo que mantém os fios na região das orelhas, saiba que no Irã as pessoas são expressamente proibidas de ostentá-los.

E este não é o único corte a ser proibido, qualquer coisa moderna que inclua moicanos, espetados e afins são desaconselhados.

1 – Andadores (Canadá)

proibicoes_1

Embora essa proibição possa soar como a mais bizarra, ela tem fundamento. Em 2004, o governo canadense proibiu a compra ou venda de andadores infantis.

O motivo, segundo eles, era que o aparelho poderia causar problemas de desenvolvimento motor e mental nas crianças, conforme pesquisas científicas teriam sugerido.

O fato é que, o não cumprimento da lei pode não apenas geral uma multa de 100 mil dólares (cerca de 314 mil reais), como também é passível de punição com seis meses de prisão.

Fonte: The Week Fotos: Reprodução / The Week

Jornal Ciência