TOP 3 motivos para você parar de comer pão francês, segundo pesquisadores

de Merelyn Cerqueira 0

O pão francês é uma das escolhas mais comuns para o café da manhã do brasileiro.

No entanto, embora muitos já o tenham substituído por pães integrais, outros simplesmente estão casados com o costume. Abaixo, conforme publicado pelo Diário de Biologia, você confere três motivos para eliminá-lo de vez da dieta.

1º Diabetes do tipo 2

Um estudo australiano publicado na revista Diabetes Care, que acompanhou 36 mil voluntários durante um período de quatro anos, concluiu que o pão branco (pão francês e de forma) estava associado a um risco aumentado de diabetes do tipo 2.

Como não possui fibras ou proteínas que desaceleram a digestão, ele é facilmente digerido pelo organismo, provocando um aumento repentino nos níveis de açúcar do sangue.

Então, quando isso acontece, uma quantidade excessiva de insulina é liberada na corrente sanguínea, empurrando o açúcar para dentro das células. Quando isso ocorre regularmente, as células acabam resistentes ao hormônio, tornando com que seja mais difícil regular os níveis de açúcar no corpo.

2º Ganho de peso

Segundo Paula Cook, uma nutricionista da PB Consultoria e Nutrição, o pão branco basicamente é composto por farinha processada (carboidrato simples), é pobre em nutrientes e não contém fibras.

Isso significa que ele não promove saciedade e ainda fará com que você sinta fome mais rapidamente. O resultado é um ciclo vicioso de mais comida, o que pode resultar no ganho rápido de peso.

3º Depressão

De acordo com um estudo publicado recentemente no American Journal of Clinical Nutrition, o consumo de carboidratos refinados pode aumentar o risco de depressão em mulheres. Dados sugeriram uma relação entre o diagnóstico prévio de depressão com o tipo de carboidratos ingeridos e índice glicêmico.

O que os pesquisadores sugeriram é que quanto mais as mulheres consumiam açúcares e grãos refinados, maior o risco de depressão. 

Por outro lado, as que mantinham uma dieta de maior ingestão de fibras, grãos integrais, vegetais e frutas, corriam menos risco. Isso indica que, a mesma resposta hormonal que causa queda nos níveis de açúcar no sangue também pode ser responsável pelos sintomas da depressão.

Fonte: Diário de Biologia Foto: Reprodução / Diário de Biologia

Jornal Ciência