TOP 10 últimas obras de artistas mundialmente conhecidos

de Gustavo Teixera 0

Aqui estão as últimas obras-primas de alguns dos artistas mais conhecidos do mundo. A lista inclui trabalhos de artistas contemporâneos como Picasso e Matisse e outros mestres clássicos, incluindo Caravaggio e Monet. Confira abaixo as últimas obras dos artistas mais consagrados da História:

1 – Édouard Manet – “Um Bar no Folies-Bergère” (1882)

O pintor francês Manet foi um dos primeiros artistas a retratar a vida moderna em seus quadros, além se ser uma das figuras mais importantes da transição do estilo realismo para o impressionismo.

top-ultimas-obras-de-pintores-famosos

A obra “Um Bar no Folies-Bergère”, feita em 1882, foi a última de Manet, que morreu um ano depois.

2 – Keith Haring – Pintura incompleta (1990)

top-ultimas-obras-de-pintores-famosos_1

Em suas obras, o ativista social norte-americano Keith Haring, expressava considerações sobre nascimento, morte, guerra e sexualidade. Essa obra, deixada incompleta foi a última do artista que morreu em 1990, aos 31 anos de idade devido a complicações ocasionadas pela AIDS.

3 – Francis Bacon – “Estudo de um Touro” (1991)

Descoberta por um historiador da arte chamado Martin Harrison, a obra “Estudo de um Touro”, foi finalizada em 1991, poucos meses antes de Bacon falecer, devido a complicações de asma crônica.

top-ultimas-obras-de-pintores-famosos_2

Desde finalizada, a obra ficou em uma coleção secreta em Londres. Mas graças ao historiador da arte, ela se tornou pública. “Bacon estava pronto para partir… estava tão doente. Ele sabia exatamente o que estava fazendo aqui”, disse o historiador.

4 – Frida Kahlo – “Viva la vida” (1954)

top-ultimas-obras-de-pintores-famosos_3

A artista mexicana Frida Kahlo, terminou essa obra apenas um dia antes da sua morte, no dia 13 de julho de 1954. Coincidência ou não, o quadro traz algumas melancias, usadas na tradição mexicana para comemorar o dia dos mortos.

5 – Gustav Klimt – “A noiva” (1918, obra inacabada)

top-ultimas-obras-de-pintores-famosos_4

Mesmo o pintor austríaco tendo morrido sem terminá-la, essa obra já nos mostra a habilidade incrível e qualidade de pintura em seu último quadro.

6 – Jean-Michel Basquiat – “Cavalgando a morte” (1988)

top-ultimas-obras-de-pintores-famosos_5

O artista norte-americano Jean-Michel Basquiat realizou esta última obra, que é um tanto quanto perturbadora, antes de morrer de uma overdose de heroína em 1988. A obra, como o nome explicita, retrata o tema da morte.

7 – O último autorretrato de Pablo Picasso (1972)

top-ultimas-obras-de-pintores-famosos_6

Pablo Picasso foi um artista extremamente talentoso e apaixonado por pintar, tanto que fez isso até o dia de sua morte, com 91 anos de idade. O último autorretrato de Pablo Picasso foi somente terminado em 1972, poucas horas antes do genial pintor falecer.

8 – Claude Monet – “Lírios Aquáticos” (1926)

Monet foi outro artista genial e apaixonado pelo ofício. O pintor não parou de trabalhar até que sua saúde se deteriorasse completamente. Dentre a coleção “As grandes decorações” que cotinha as últimas obras realizadas por Monet, “Lírios Aquáticos” é sem dúvida uma das mais bonitas.

top-ultimas-obras-de-pintores-famosos_7

Nesse quadro, pode-se notar que como Monet já estava com a visão deteriorada: ele passou a usar cores escuras, ao invés das cores claras e vivas que usava constantemente.

9 – Vincent Van Gogh – “Três Raízes” (1890)

top-ultimas-obras-de-pintores-famosos_8

O quadro “Campo de trigo de corvos” de 1890, traz o cenário que o pintor escolheu para tirar a própria vida.  Mas, outras teorias dizem que o último quadro do gênio foi “Três raízes”, pintado em Auvers-sur-Oise, na França, logo após de sair de um asilo em Saint-Rémy.

10 – Salvador Dalí – “La cola de la Golondrina” (1983)

top-ultimas-obras-de-pintores-famosos_9

O último quadro de Salvador Dalí, chamado “La Cola de la Golondrina”, foi finalizado em 1983 e foi baseado na teoria da catástrofe do matemático René Thom. Dalí pintou essa obra na tentativa de representar sua compreensão da teoria matemática. O artista morreu em 1989 aos 84 anos de idade.

[ Bored Panda ] [ Fotos: Reprodução / Bored Panda ] 

Jornal Ciência