TOP 10 benefícios surpreendentes e pouco conhecidos da babosa

de Gustavo Teixera 0

Aloe vera, ou babosa como também, é conhecida é uma dádiva do reino vegetal.

Estas plantas suculentas e ricas em nutrientes são utilizadas em todo o mundo em uma variedade de aplicações que podem fazer coisas maravilhosas para a sua saúde. Basicamente ela contém mais de 75 nutrientes diferentes, vitaminas, minerais, enzimas, açúcares, compostos fenólicos, aminoácidos e muito mais componentes ideias para a nossa saúde. Confira uma lista com dez benefícios da babosa que você provavelmente não conhecia:

1 – Previne doenças

Aloe vera contém níveis surpreendentemente elevados de antioxidantes. Os antioxidantes combatem os radicais livres – que são moléculas reativas responsáveis pelo envelhecimento e danos celulares em seu corpo – neutralizando-os e impedindo que essas células resultem em doenças como o câncer.

Um estudo muito interessante feito na China descobriu que quanto mais velha a planta, mais forte a atividade antioxidante. Especificamente, o estudo descobriu que o extrato de Aloe vera de três anos de idade exibiu a atividade de eliminação de radicais livres mais forte em 72,19%. O estudo basicamente sugere que a Aloe vera contém diferentes componentes ativos antioxidantes em diferentes graus e em vários estágios de desenvolvimento.

2 – Ajuda na digestão

Aloe vera contém oito enzimas específicas que ajudam muito na digestão. Especificamente, as enzimas ajudam na quebra de açúcares e gorduras alimentares, o que ajuda na digestão e aumenta a absorção de nutrientes. Algumas dessas enzimas são chamadas de lipases e proteases, que possuem o trabalho de quebrar os alimentos e ajudam na digestão.

3 – Possui aminoácidos essenciais

Você sabia que a babosa contém 19 dos 20 aminoácidos naturais requeridos pelo corpo humano? Naturalmente, nossos corpos produzem apenas 12 desses aminoácidos essenciais. Os 8 aminoácidos restantes precisam ser consumidos através de alimentos ou bebidas. Então, da próxima vez que você ver uma bebida à base da planta, lembre-se disso.

4 – Deixa a pele brilhante

Todos nós já ouvimos falar dos milagres dos minerais, mas você provavelmente nunca teria pensado que a babosa contém 10 dos minerais mais importantes para sua pele. Os principais minerais incluem cálcio, cromo, cobre, ferro, magnésio, manganês, potássio, fósforo, sódio e zinco. Por isso, pode não ser uma ideia ruim colocar Aloe vera em gel no seu rosto antes de dormir para obter aquele brilho encantador na pele.

5 – Ajuda a tratar espinhas

Como mencionado anteriormente, a planta contém uma matriz de minerais, incluindo zinco. Aplicando Aloe vera pode ajudar com a sua acne. Zinco reduz a quantidade de óleo natural, ou sebo, produzido na pele. Ele também pode ajudar a curar a pele danificada em torno da acne que se desenvolveu. Algumas pesquisas ainda sugerem que a formação de acne é resultado da falta de zinco na dieta.

6 – Diminui a dor

Aloe vera contém muitas enzimas, mas uma em particular é responsável por ajudar a reduzir a dor. O nome dessa enzima é a cinase ou quinase, e ajuda especificamente a reduzir a inflamação excessiva quando aplicada à pele para reduzir a dor. Existem outras enzimas na planta que também digerem todo o tecido morto das feridas, deixando mais espaço para a cura, mas a cinase é a enzima mais conhecida.

7 – Ajuda com queimaduras de frio

Não há nada pior do que ter uma queimadura de frio na pele. Em geral, há quatro sintomas e fases: 1 – vermelhidão da pele, 2 – inchaço, bolhas e liberação de uma substância química chamada tromboxano, que é uma substância que libera a dor nos vasos sanguíneos; 3 – danos que se estendem à subderme, camada mais profunda da pele; 4 – diminuição da espessura do tecido completo resultando em perda de sangue e até mesmo gangrena.

Em geral, babosa foi utilizada para reduzir o nível de tromboxano, ou seja, dor, e já foi usada em clínicas para tratar as bolhas mais graves, com danos estruturais. Um interessante estudo descobriu que a aplicação tópica de creme de Aloe vera nos seres humanos resultou em uma recuperação total de 68% dos pacientes com danos nos tecidos.

8 – Tem propriedades anticâncer

Todos sabemos da habilidade incrível do Aloe vera para cicatrizar feridas, reduzir dor e ajudar na limpeza de pele, mas você sabia que alguns pesquisadores descobriram que ele é um incrível agente ativo para a prevenção de tumores? Embora a pesquisa ainda não esteja completa, um estudo do Japão e o conjunto de resultados realmente apoiam a descoberta. O estudo pesquisou um grande grupo de pacientes com câncer de pulmão e fumantes no Japão e descobriu que a ingestão de suco de babosa impediu o câncer na área respiratória e também preveniu o câncer de estômago e cólon.

 9 – Favorece o crescimento do cabelo

A planta ativa o crescimento do cabelo juntamente com o crescimento de folículos pilosos já existentes, aumentando a circulação sanguínea para o couro cabeludo.

Aloe vera contém um tipo de enzima que ajuda no crescimento do cabelo novo em algumas pessoas. Ele também limpa o couro cabeludo, equilibrando o nível de pH dele. Quando o couro cabeludo está limpo e circulação sanguínea dele couro cabeludo está boa, o crescimento do cabelo acontece mais rapidamente.

10 – Reduz o açúcar no sangue

O diabetes é uma desordem do metabolismo dos hidratos de carbono caracterizada por uma diminuição da secreção de insulina, isto é, o pâncreas do seu corpo tem dificuldade em converter o açúcar em energia. No entanto, as causas, sintomas e tratamentos são variados e precisam ser cuidadosamente diferenciados.

Um estudo interessante se destacou, considerando a planta útil para pacientes com diabetes. O estudo envolveu mais de 3.000 pacientes diabéticos e encontrou uma redução nos níveis de açúcar no sangue em 90% dos casos depois que os pacientes ingeriram um pão com gel de babosa.

A dificuldade da cicatrização de feridas é também um sintoma comum associado ao diabetes. O gel teve grande relevância em testes de redução da inflamação realizados em ratos induzidos a serem diabéticos. Num ensaio posterior, as feridas por excisão e incisão nesses testes com ratos diabéticos cicatrizaram mais rapidamente após ambas as aplicações – orais ou tópicas – do gel, se comparado com outro produto tradicional utilizado para redução de feridas em ratos diabéticos.

[ Lifehack ] [ Foto: Reprodução / Pixabay

Jornal Ciência