Quanto tempo você levaria para atravessar a Terra em queda livre por um túnel?

de Merelyn Cerqueira 0

Certamente, quando você era criança e cavava a areia da praia, deve ter considerado a abertura de um túnel através da Terra. Se sim, provavelmente deve ter pensado quanto tempo levaria para chegar ao outro lado. 

Para responder essa pergunta, a Life Noggin, em seu canal de vídeos no YouTube, preparou uma animação hipotética, que, através da Física e Matemática, nos fornece uma estimativa apropriada.

Para tornar isso um pouco mais fácil, vamos considerar que a Terra possua a mesma densidade em toda a sua extensão, seja perfeitamente simétrica e não haja ar em nosso buraco hipotético. Além disso, é essencial reconhecer a força da gravidade, que em condições normais é representada em 9,8m/s². Logo, conforme você cairia pelo buraco, sua velocidade essencialmente aumentaria e a massa da Terra o puxaria para o centro. Já dentro do buraco, de algum modo a gravidade agiria em ambos os lados, em cima e embaixo, puxando seu corpo para ambos os sentidos. Então, sua aceleração eventualmente mudaria.

Você experimentaria uma redução de sensação de aceleração. Na verdade, ao ultrapassar o centro, você sequer sentiria essa aceleração – apesar de estar caindo em alta velocidade. Quando você chegasse ao outro lado do buraco, essa velocidade se reduziria até zero. Em suma, isso poderia ocorrer infinitamente.

Uma vez dentro do buraco, essa oscilação levaria o corpo para cima e baixo. Se você não saísse dele, continuaria “caindo” para sempre. Mas, supondo que você só tenha a intenção de realizar uma queda, os cálculos feitos sugerem que tal viagem levaria cerca de 42 minutos. Para entender melhor essa ideia, confira a animação abaixo.

[ IFL Science ] [ Fotos: Reprodução / IFL Science / Pixabay ]

Jornal Ciência