Peixe-agulha pula da água e perfura pescoço e crânio de adolescente

O adolescente teve o pescoço atingido quando estava na água tentando pescar

de Otto Valverde 0

Muhammad Idul, adolescente de 16 anos da Indonésia, foi atingido na província de Celebes do Sul, ao tentar pescar. As imagens tornaram-se virais rapidamente após compartilhamento nas principais redes sociais.

O peixe-agulha saltou da água e perfurou em profundidade atrás do pescoço, atingindo também a parte inferior do crânio. Após o acidente o estudante foi levado às pressas para o hospital central da região.

Muhammad precisou esperar dois dias para a realização da cirurgia. A cautela foi necessária, já que ele corria risco de morte se o peixe fosse retirado de forma errada da região do pescoço.

Ao total, a equipe contou com a participação de 3 cirurgiões e 2 anestesistas.


“Para remover o bico do peixe é preciso ter muito cuidado, porque há um grande número de vasos sanguíneos no pescoço”, disse o Dr. Syafri K. Arif em entrevista à imprensa local.


Após a cirurgia, Muhammad se recupera bem, mas precisa permanecer no hospital devido ao alto risco de infecções. Ele está com febre e os médicos temem que o peixe possa ter transmitido bactérias nocivas aos humanos.

Características do peixe-agulha

O peixe-agulha é conhecido por ter mandíbulas extremamente alongadas, além de dentes pontiagudos capazes de rasgar facilmente os tecidos humanos.

Em geral, conseguem nadar até 60 km/h e dar grandes saltos fora da água.

Imagem da mandíbula do peixe-agulha retirada durante a cirurgia. Foto: Reprodução

Em todo o mundo, vários acidentes fatais já foram registrados. Em 1977, um garoto de 10 anos, do Havaí, foi atacado por um peixe-agulha e teve o cérebro e um olho perfurados.

Já um cadete da marinha da Tailândia, Kriangsak Pengpanich, 22 anos, morreu em dezembro de 2018 após ter o pescoço perfurado por um peixe-agulha quando fazia seus exercícios e treinamentos de rotina.

Fonte: Daily Mail Fotos: Reprodução

Jornal Ciência