Ônibus “resgate” em Tóquio recolhe passageiros bêbados e os levam às suas paradas

de Merelyn Cerqueira 0

Durante a temporada de férias no Japão, a Nishi Tokyo Bus Company opera uma espécie de “ônibus de resgate”, chamado ‘Nesugoshi Kyusai’, para guiar passageiros embriagados que adormeceram dentro dos trens e consequentemente perdem suas paradas.

O ônibus recolhe os passageiros na estação final e os entrega de volta à parada que regularmente descem, por uma taxa de aproximadamente R$ 25, segundo informações da Oddity Central.

A ideia do Nesugoshi Kyusai partiu de um motorista da Nishi Tokyo Bus, que acionou a empresa há quatro anos. Desde então, eles seguem oferecendo o serviço, mas apenas durante a temporada de férias.

onibus-bebado-1

Em 2016, 75 passageiros utilizaram o ônibus de resgate, sendo que 32 deles ocorreram em uma única noite bem agitada. Este ano, o ônibus operará todas as noites de sexta-feira durante todo o mês de dezembro, que é quando ocorrem a maioria das festas de fim-de-ano, chamadas “bonenkai”.

No entanto, o ônibus está limitado apenas à linha de Chuo, que liga o centro de Tóquio aos subúrbios ocidentais da capital. Takao Station, a parada final na linha, está localizada na base de uma região montanhosa, a 48 quilômetros do centro de Tóquio, em uma região onde não há hotéis acessíveis ou restaurantes 24 horas para os passageiros encontrar abrigo.

O ônibus chega ao terminal Takao por volta de 00h55, junto ao último trem expresso. Então, às 1h05 começa seu retorno ao terminal Hachioji, deixando os passageiros em suas respectivas paradas ao longo do caminho.

Embora Hachioji esteja localizado muito longe do centro de Tóquio, a região oferece muitos serviços de hotéis para passageiros que mesmo com a ajuda do ônibus não conseguem chegar em casa.

O serviço da Nishi Tokyo Bus Company tem sido amplamente elogiado pelos japoneses, que expressaram o desejo de que mais empresas de ônibus sigam o exemplo, incorporando serviços semelhantes durante o período de festas de final de ano.

Fonte: Oddity Central Fotos: Reprodução / Oddity Central

Jornal Ciência