Grávida de bebê sem cérebro, americana decide levar gestação até o fim para doar órgãos de criança

de Gustavo Teixera 0

Keri Young, uma mulher de Oklahoma, nos Estados Unidos está sendo elogiada por sua atitude corajosa e altruísta de continuar a gravidez mesmo sabendo que o bebê em seu ventre possui uma doença terminal.

 

Ela tomou essa decisão para doar os órgãos da criança assim que ela nascesse. Keri e seu marido Royce Young ficaram emocionados quando descobriram que estavam esperando um segundo filho, mas essa alegria logo se transformou em angústia quando o casal descobriu que a menina que Keri estava carregando não sobreviveria.

gravida-de-bebe-sem-cerebro

Embora tenham recebido esta notícia com apenas 20 semanas de gestação, Keri tomou a decisão de continuar a gestação de qualquer maneira, na esperança de salvar a vida de outras crianças. O casal descobriu sobre os problemas de sua filha no ultrassom, e, logo depois, Keri decidiu compartilhar as notícias no Facebook, juntamente com sua foto do ultrassom.

gravida-de-bebe-sem-cerebro_1

Ela tem pés perfeitos e mãos perfeitas. Ela tem rins perfeitos, pulmões perfeitos e um fígado perfeito. Infelizmente, ela não tem um cérebro perfeito. Descobrimos recentemente que ela tem anencefalia, uma doença terminal”, disse Keri.

 

Anencefalia é um defeito de nascimento em que o bebê nasce sem partes do cérebro e do crânio. É raro: só ocorre em cerca de 3 a cada 10.000 casos de gravidez. Apesar de ter sido informada de que a menina, que eles chamaram de Eva, não sobreviveria, Keri tomou a difícil decisão de continuar a gestação, para que seus órgãos pudessem ser doados para salvar outras pessoas.

 

Em uma reunião de acompanhamento com o médico de Keri, eles descobriram que eles seriam capazes de doar as válvulas cardíacas, os rins, o fígado e talvez o pâncreas da sua filha. Seus pulmões poderiam ser doados para pesquisa. Em última análise, o casal percebeu que sua filha poderia salvar várias vidas, algo que eles não poderiam se negar a fazer. Então, decidiram continuar a gestação.

 

Eles continuaram a compartilhar atualizações. Há algum tempo atrás, Royce fez uma publicação no Facebook elogiando sua esposa pela bravura e altruísmo. Ele falou sobre como a determinação de Keri em doar órgãos de Eva chamou sua atenção, e foi como “ver um super-herói encontrar seus superpoderes”.

 

Literalmente, no pior momento de sua vida – descobrir que seu bebê ia morrer – ela levou menos de um minuto para pensar em outra pessoa e como seu altruísmo poderia ajudar. É uma das coisas mais poderosas que já vi”, escreveu Royce.

[ Daily Mail / The Mirror ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência