GIF mostra quão rápido um foguete tem que voar para escapar do campo gravitacional de cada planeta

de Merelyn Cerqueira 0

Em um anúncio feito na última segunda-feira (27), a SpaceX, empresa de Elon Musk, informou que em 2018 planeja mandar uma dupla de turistas em uma viagem ao redor da Lua. No entanto, a única pergunta que fica é como exatamente isso poderá acontecer quando consideramos a questão da gravidade.

 

Então, para ilustrar isso, a Business Insider preparou um GIF que vai nos ajudar a compreender melhor esse ambicioso projeto. Primeiro, considere que a gravidade, que torna possível toda a nossa vida na Terra, também é responsável por dificultar nossa saída dela.

gif-solar

Os foguetes que saem daqui conseguem combater esse fenômeno voando a velocidades extremas até que atinjam uma área de “queda livre” ao redor do planeta, onde orbitam indefinidamente. Esse é o caso da Estação Espacial Internacional, por exemplo, que chegou a essa região orbital viajando a velocidades de até 28.200 quilômetros por hora.

 

No entanto, se quisermos realmente sair do planeta, ou seja, ir além da zona de órbita, precisamos viajar muito mais rápido que isso. Essa ação é conhecida na Física como “velocidade de escape”, e é obtida a partir da ideia de que no infinito a energia mecânica de um corpo lançado é nula. Mais especificamente, esse tipo de velocidade é considerado o mínimo necessário para que um corpo abandone o campo de atração da Terra – promovido pela gravidade.

 

No entanto, é preciso muito combustível para alcançar essa velocidade, razão pela qual os primeiros foguetes (Saturn V e Apolo) eram tão grandes, uma vez que precisavam carregar o necessário para chegar à lua. Diferente disso, os foguetes da SpaceX são um pouco menores do que esses primeiros modelos, embora planejem levar ainda mais longe os seres humanos, já que a viagem consiste em chegar, circular a Lua e voltar.

 

No entanto, considerando que o campo e força gravitacional de cada planeta em nosso Sistema Solar é diferente, o que implica em uma maior ou menos velocidade de escape, Musk apenas tem que se sentir aliviado de não estar lançando nada de Júpiter. Conforme você verá no GIF a seguir, em Júpiter seria necessária uma inimaginável velocidade de escape de 217.000 km/h, uma vez que o planeta é duas vezes mais maciço que todos os outros juntos.

[ Science Alert / Business Insider ] [ Fotos: Reprodução / Science Alert ]

Jornal Ciência