Fossa das Marianas: verdades assustadoras sobre o local mais profundo da Terra

de Gustavo Teixera 0

Localizada ao leste das Ilhas Marianas, no Oceano Pacífico, a Fossa das Marianas é o local mais profundo do oceano, com profundidade superior aos 11 mil metros.

Os seres humanos já exploraram o local, tendo conseguido chegar ao ponto mais profundo em 1960. Confira agora 7 verdades assustadores sobre esse misterioso local:

1 – O Monte Everest cabe na Fossa das Marianas

fossa-das-marianas

A Fossa das Marianas é tão profunda que o Monte Everest cabe com folga no local. Enquanto a Fossa tem mais de 11 mil metros de profundidade, o Everest tem 8,8 mil metros.

2 – A pressão da Fossa das Marianas é a mesma que este caminhão pode exercer

fossa-das-marianas_1

A pressão da Fossa das Marianas é de oito toneladas por polegada quadrada. Um caminhão como este da foto pesa oito toneladas, portanto pense que existe um caminhão deste dentro de você para cada polegada quadrada de seu corpo.

3 – “Peixe assombrado

fossa-das-marianas_2

Nas profundezas da Fossa das Marianas existe o peixe Barreleye (Opisthoproctidae), mais conhecido como “spooky fish” em inglês, ou olhos-de-barril em português. Com a cabeça totalmente transparente, ele possui uma aparência bastante inusitada. O peixe foi descoberto somente em 1939.

4 – Piso sujo

fossa-das-marianas_3

O piso da Fossa das Marianas é um local cheio de lama e repleto de restos de morte. Isso acontece pois muitos que se arriscam a chegar ao fundo acabam morrendo e seus restos mortais acabam ficando no solo.

5 – Já foi depósito de lixo

fossa-das-marianas_4

Durante muitos anos, a Fossa das Marianas foi usada como depósito de lixo. Estima-se que em cinco anos, cerca de 390 mil toneladas de lixo foram depositadas no local, até que o então presidente norte-americano George W. Bush decretou que o local fosse transformado em monumento nacional.

6 – Arco Vulcânico

fossa-das-marianas_5

A Fossa das Marianas é um local geológico conhecido como o “Arco Vulcânico” que é uma cadeia de montanhas ou ilhas vulcânicas perto das margens dos continentes, em zonas de subducção de placas tectônicas. 

7 – Este é o navio que ajudou na descoberta da Fossa das Marianas

fossa-das-marianas_6

Este navio chamado Deepsea Challenger e foi responsável pela descoberta da Fossa das Marianas.

Fonte: The Richest Fotos: Reprodução / The Richest

Jornal Ciência