Finlândia acaba de lançar primeira experiência do mundo de “renda básica universal”

de Gustavo Teixera 0

Parece que 2.000 cidadãos da Finlândia irão começar muito bem o ano de 2017. São os destinatários afortunados de uma renda garantida que começa a ser implantada este ano, porque o governo do país vai colocar em prática chamada “renda básica universal” (UBI, na sigla em inglês).

A UBI é uma fonte de renda que um dia poderia estar disponível para todos os cidadãos adultos, independentemente da renda, riqueza ou situação empregatícia. Este programa pioneiro de UBI foi lançado pela instituição de segurança social federal, Kela. Eles vão dar 560 euros por mês, o equivalente a cerca de R$ 1.898, livres de impostos, para 2.000 finlandeses que foram selecionados aleatoriamente.

A única exigência era que essas pessoas já recebessem subsídios de desemprego ou de renda. O programa permite que os finlandeses desempregados não percam seus benefícios, mesmo enquanto tentam empregos ou carreiras diferentes. “Os lucros incidentais não reduzem a renda básica, de modo que trabalhar por conta própria vale a pena, não importa com o quê”, disse Marjukka Turunen, chefe da unidade jurídica da Kela.

Se for bem-sucedido, o programa poderia passar a incluir todos os adultos finlandeses. “Seu objetivo é reduzir o trabalho envolvido na solicitação de subsídios, bem como liberar tempo e recursos para outras atividades, como fazer ou se candidatar para empregos”, de acordo com um comunicado de imprensa de Kela.

Além disso, o governo finlandês, bem como os defensores da UBI, poderá ver se este programa economizará dinheiro para a Finlândia a longo prazo, uma vez que é menos custoso do que manter os serviços sociais para os desempregados. “Algumas pessoas pensam que a renda básica vai resolver todos os problemas, e algumas pessoas pensam que vai destruir nossa ética de trabalho”, disse Olli Kangas, que supervisiona a pesquisa sobre o programa.

Eu estou esperando que possamos criar algum conhecimento sobre esta questão”, completou Kangas. Claramente, há a questão iminente de perda de postos de trabalho devido à automação. Muitos defensores, incluindo os empresários de tecnologia Elon Musk e Sam Altman, veem o programa como a única solução para o problema.

A UBI é, sem dúvida, controversa. Há um debate em curso sobre a viabilidade do sistema. Naturalmente, a única maneira de descobrir definitivamente é colocando em prática. Depois de dois anos de funcionamento, o governo terá dados suficientes – dos 2.000 participantes e de um grupo de controle de cerca de 173.000 não participantes do mesmo contexto – para ver quão eficaz a medida pode ser.

A Finlândia é apenas um dos vários governos considerando utilizar a UBI em 2017: Utrecht, na Holanda, também deve realizar testes parecidos, enquanto Canadá e Uganda estão preparando seus próprios programas. Sem dúvidas é um tema bastante polêmico, mas que poderia ajudar muitas pessoas, bem como o progresso de uma nação. Este artigo foi publicado originalmente pelo site Futurism.

[ Science Alert ] [ Foto: Reprodução / Pixabay

Jornal Ciência