Fentanil e Xilacina: O horror da Droga Zumbi que assola os EUA e preocupa autoridades

de Redação Jornal Ciência 0

As imagens mostram a onda aterrorizante de usuários da chamada “Droga Zumbi” ou “Tranq” que assola os EUA e preocupa autoridades de saúde.

O composto em questão é uma mistura do opioide Fentanil com a Xilacina — sedativo de bovinos e outros mamíferos. O efeito é tão poderoso que a droga corrói a pele e os tecidos e pode gerar enormes feridas que levam à amputação.

Muitos usuários utilizam a Xilacina por ser facilmente comprada nos EUA pela internet. Mas, a mistura das duas substâncias tem efeito ainda mais devastador.

O Fentanil, por exemplo, é 50x mais potente que a Heroína e seu poder analgésico é até 100x maior que o da Morfina. Esse analgésico opioide foi responsável por mais de 110.000 mortes por overdose no ano de 2022 nos EUA.

O estado da Filadélfia é considerado o “epicentro” da “Droga Zumbi”, mas os casos crescem rapidamente em diversos estados e a cidade de Nova York já registra 19% das overdoses por opioides no país.

A Xilacina é adicionada ao Fentanil por conseguir aumentar seu efeito. A retirada da droga leva a crises gravíssimas de ansiedade nos usuários que ficam descontrolados para conseguir mais uma dose.

A Xilacina não é uma substância controlada a nível federal nos EUA e, por isso, se tornou uma opção potente para usuários que compram grandes quantidades on-line.

A “Droga Zumbi” desacelera o ritmo cardíaco e a respiração, levando ao aspecto “paralisado” que está sendo amplamente registrado em solo norte-americano e preocupando as autoridades de saúde.

Fonte(s): New York Post Imagem de Capa: Reprodução / New York Post

Jornal Ciência