Esta ilha escocesa usa basicamente energias renováveis

de Gustavo Teixera 0

A ilha escocesa de Eigg funciona quase completamente com energias renováveis, como a eólica, a solar e a hidráulica.

O sistema de eletricidade nesta ilha de 30 quilômetros quadrados está funcionando desde 2008 e é um excelente exemplo do potencial das energias renováveis ​​e também de como as comunidades remotas podem se sustentar. Na verdade, os pesquisadores de todo o mundo estão agora visitando Eigg para ver como estão mantendo as luzes sem exigir muito do planeta.

O sistema de energia de Eigg usa um cuidadoso equilíbrio entre suas três fontes de energia – o Sol, o vento e as ondas – para garantir que haja eletricidade o suficiente.

É a combinação dos três que faz o sistema funcionar. O que torna a instalação ainda mais notável é que tudo é gerenciado e mantido pelos próprios moradores de Eigg, através de uma empresa comunitária chamada Eigg Electric. “A coisa toda é administrada por e para a ilha”, disse o ex-diretor da Eigg Electric, John Booth, à rede BBC.

ilha-escocesa_02

As três necessidades energéticas da ilha são três geradores hidrelétricos – uma hidrelétrica maior de 100 quilowatts e duas unidades menores de 5 a 6 quilowatts – mais quatro turbinas eólicas de 6 quilowatts e um conjunto fotovoltaico de 50 quilowatts. Quando se precisa de energia reserva, ela é fornecida por dois geradores a diesel de 70 quilowatts, com 11 quilômetros de cabeamento contando tudo.

Em média, o sistema de energia renovável fornece de 90% a 95% da energia da ilha. Durante as épocas em que um excesso de energia é acumulado, um banco de 96 baterias de 4 volts é usado para armazenar o excesso de energia para quando for necessário. 

Quando essas baterias estão cheias – geralmente no meio do inverno, quando a precipitação e os ventos estão no seu ponto mais alto – aquecedores elétricos automaticamente se ligam na igreja e no salão da comunidade para que nada seja desperdiçado.

Mas os limites são colocados para incentivar os moradores a usarem a energia de forma responsável: é recomendado que se mantenha abaixo de 5 quilowatts de uso de energia a qualquer momento.

As empresas obtêm um limite superior, de 10 quilowatts. Qualquer um que passe desse limite fica com a energia cortada temporariamente juntamente com uma pequena multa, e tem que ligar para a Eigg Electric para voltar a funcionar. 

Enquanto isso, um sistema de semáforo no cais permite que a comunidade saiba como o sistema está funcionando – verde significa que tudo está normal, vermelho significa que a grade de Eigg está sob tensão.

Grupos de países como o Brasil e o Malauí visitaram Eigg para ver como o sistema da ilha poderia ser adaptado para outras comunidades remotas que não têm acesso estável a uma rede elétrica nacional. 

E mesmo com um aumento de mais de 50% na população desde que o sistema foi instalado pela primeira vez, a rede de energia renovável da Eigg está se mantendo. 

Um estudo de 2015 sugeriu que ainda mais capacidade poderia ser adicionada com turbinas eólicas extras.

Fonte: Science Alert Fotos: Reprodução / Science Alert

Jornal Ciência