É HOJE! Super Lua de Sangue ocorrerá nesta madrugada e será a última até 2021

de Merelyn Cerqueira 0

A madrugada do dia 20 para o dia 21 de janeiro experimentará um evento raro e incomum. 

Chamado de Super Lua de Sangue, ela ocorre quando nosso satélite natural, a Lua, está mais perto de nós, algo que não ocorrerá novamente até 2021 com a mesma beleza e detalhes. 

Embora o evento seja raro, ele não é um sinal do “Apocalipse” – como muitos preveem em publicações de cunho popular.

De fato, dos 87 eclipses lunares previstos para este século, apenas 28 deles coincidirão com o Perigeu (ponto de órbita) de uma Super Lua, conforme reportado pela Newsweek.

Um eclipse lunar total ocorre quando a Terra, o Sol e a Lua estão alinhados sinuosamente. Neste cenário, a Terra fica entre o Sol e a Lua, cobrindo a Lua em com sua sombra.

As duas regiões de sombra, conhecidas como umbra (parte central mais escura) e penumbra (a parte externa) ditam que tipo de eclipse ocorrerá – neste caso, a umbra.

Quando isso acontecer, a Lua poderá ficar com um tom vermelho-cobre (por isso o apelido de Lua de Sangue), quando a luz que passa pela atmosfera da Terra é refratada de volta para a Lua.

Essa coloração durante a totalidade dependerá da poeira presente na atmosfera da Terra no momento do eclipse, que bloqueará as ondas azuis de maior frequência e permitirá que ondas vermelhas mais longas passem.

De acordo com o Royal Museums Greenwich, o eclipse total será visível na maior parte da América do Norte, América do Sul e partes do oeste e norte da Europa, enquanto o restante da Europa e da África poderá ver apenas os minutos finais do evento. Aqui no Brasil, o eclipse poderá ser visto em todo o território nacional.

O fenômeno da Lua de Sangue estará na sombra da Terra entre 01h34 e 04h51, horário de Brasília, da madrugada do dia 21 (de domingo para segunda). 

No total, todo o eclipse durará mais de cinco horas. Outros eclipses ocorrerão até 2021, mas apenas parciais e não totais, não sendo tão emocionante quanto a Lua de Sangue.

Se você possui um bom binóculo, conseguirá ver tranquilamente as crateras da Lua. Além disso, aplicativos como o Sky View podem auxiliar a visualizar melhor o fenômeno. 

Fonte: IFL Science Fotos: Divulgação 

Jornal Ciência