Cientistas encontram molécula que pode ser o “sabão perfeito” biodegradável do futuro

de Merelyn Cerqueira 0

Todas as vezes que utilizamos sabão, seja para lavar o cabelo, roupa ou louça, produtos químicos prejudiciais ao Meio Ambiente são lançados à água.

Assim, conforme aprendemos mais sobre esses produtos, geralmente feitos à base de petróleo, podemos começar a tomar medidas para torná-los menos danosos. No início do ano, por exemplo, a Food and Drug Administration (FDA), proibiu produtos como o triclosan e outros 18 diferentes ingredientes presentes em versões antibacterianas desses sabões. Em 2015, foi sancionada uma proibição federal nos EUA em relação às microesferas plásticas – utilizadas em produtos esfoliantes e cremes dentais – que acabam tomando caminho até o mar, prejudicando a população marinha.

Mais recentemente, uma equipe de pesquisadores da Universidade de Minnesota, nos EUA, afirmou que acredita ter encontrado uma solução para estes problemas. Eles disseram ter inventado uma nova molécula feita a partir de fontes renováveis, com a capacidade de reduzir o número de químicos necessários para a produção de sabão.

Em uma nota para a imprensa, o coautor do estudo e professor de Engenharia Química e Ciência dos Materiais, Paul Dauenhauer, disse que a molécula foi feita à base de produtos naturais, como soja, coco e milho e que funciona melhor do que os sabonetes regulares, de modo que também é melhor para o ambiente. “Esta pesquisa poderia ter um grande impacto sobre a indústria multibilionária de produtos de limpeza”.

O novo sabão combina ingredientes biodegradáveis que formam uma molécula de sabão conhecida como óleo-furano-surfactante (OFS). Eles descobriam que o OFS funcionou bem em água fria, onde os sabões tradicionais se tornam turvos e pegajosos. Além disso, a nova versão também apresentou as partículas de sabão necessárias, chamadas de micelas, em baixas concentrações, o que reduz o impacto negativo em sistemas de água.

O estudo, publicado pela American Chemical Society’s ACS Central Science, sugeriu que a nova molécula de sabão funciona melhor em águas com altos níveis de minerais, uma vez que, as versões normais são prejudicadas por eles.

Para combater esse problema, a maioria das fábricas adiciona uma variedade de químicos, os chamados quelantes, que se ligam a esses materiais para impedi-los de interferir nas moléculas de sabão. No entanto, esse adicional causa uma série de problemas para o meio ambiente.

O novo OFS, por outro lado, elimina esse problema dos minerais porque usa uma fonte de natural incapaz de se unir a eles. “O impacto dos sabões OFS serão melhores do que o desempenho detergente”, disse a engenheira química e estudante de pós-graduação em Ciência dos Materiais, Kristeen Joseph. “Os OFS são feitos de cadeiras de carbono lineares derivados da soja ou coco, podendo ser rapidamente biodegradáveis. Estas são realmente as moléculas perfeitas”.

[ MNN ] [ Fotos: Reprodução / Oboi ]

Jornal Ciência