Cientistas anunciam que irão desenvolver genomas humanos sintéticos

de Merelyn Cerqueira 0

Um grupo internacional de cientistas anunciou um plano para criar um genoma humano sintético dentro de 10 anos – oque significa que eles vão tentar escrever um código de DNA para uma nova vida humana a partir do zero.

 

O empreendimento ambicioso, chamado Human Genome Project-write, poderá ser a chave para uma maior compreensão das doenças humanas, além de reduzir o custo do sequenciamento genético. Trata-se de um projeto empolgante, porém já começou a preocupar algumas pessoas. A ideia foi lançada a público sem as devidas consultas relacionadas às preocupações éticas. Os boatos começaram após uma reunião em Harvard. A pauta era a construção de um genoma inteiramente sintético e nenhum jornalista foi autorizado a participar da reunião. Após isso, 25 pesquisadores delinearam a proposta na revista Science, embora não tenham feito muito para aliviar as crescentes preocupações.

 

A expectativa é que essa pesquisa derrube os preços da engenharia genética, no caso, o sequenciamento de um genoma, que hoje, custa, em média 1.000 dólares para ser realizado. Para viabilizá-la, os cientistas tentarão levantar cerca de 100 milhões de dólares de financiamento privado e público durante a próxima década, além de buscar apoio de grupos internacionais.

 

Criar um genoma humano sintético significa ter de descobrir quais produtos químicos são necessários para conceber as 3 bilhões de bases de DNA que ficam dentro dos 23 pares de cromossomos encontrados dentro de cada núcleo celular do nosso corpo. Em seguida, todos serão organizados em uma certa ordem para que possam fazer com que as células se mantenham vivas.

 

A preocupação dos críticos é que a proposta do projeto ainda não lidou com as questões éticas, apesar dos cientistas afirmarem estar abertos a uma “ampla discussão pública” antes da implementação. Contudo, é de se considerar que a ideia provavelmente trará benefícios para toda a raça humana, já que nos ensinará muito mais sobre a nossa biologia e doenças.

[ Science Alert ] [ Fotos: Reprodução / Science Alert ]

Jornal Ciência