Castelo misterioso de 3.000 anos é encontrado submerso em lago na Turquia e surpreende arqueólogos

de Merelyn Cerqueira 0

Uma equipe de pesquisadores, mergulhadores e fotógrafos subaquáticos descobriu um misterioso castelo submerso no fundo de Lake Van, um lago localizado na província oriental de Van, na Turquia.

A fortaleza, de cerca de 3.000 anos, vem se mantendo escondida sob a água há décadas. As informações são da IFL Science.

Segundo o líder do projeto, Tahsin Ceylan, da Universidade Van Yüzüncü Yil, a ideia inicial do grupo de pesquisa era perseguir uma lenda do lago, o chamado monstro de Lake Van. Embora eles não o tenham encontrado, o castelo ainda é um achado impressionante.

“Havia rumores de que poderia haver algo abaixo da água, mas a maioria dos arqueólogos e funcionários do museu nos disse que não encontraríamos nada”, disse Ceylan ao jornal turco Daily Sabah. Contudo, após cerca de uma década de busca, os esforços da equipe foram finalmente recompensados.

O castelo em questão tem cerca de 1 km de extensão, com paredes de 3 a 4 metros de altura. Aparentemente, as condições alcalinas do lago mantiveram suas ruínas em boas condições.

 

Por ser feita principalmente de pedras, a fortaleza de 3.000 anos foi associada à civilização Urartu, que viveu na região durante a Idade do Ferro. Esta atingiu seu auge entre os séculos IX e VI a.C. Os Urartus por vezes são referidos na história como o Reino de Van.

Supõe-se que como os níveis de água do lago mudaram muito ao longo dos últimos 1.000 anos, é possível que diversos grupos tenham vivido ali quando as águas eram mais rasas.

“Eles chamavam o lago de ‘mar superior’ e acreditavam que tinha muitas coisas misteriosas”, disse Ceylan à Hurriyet Daily News. “Com esta crença em mente, estamos trabalhando para revelar estes segredos”.

Esta, no entanto, não é a primeira vez que algo é encontrado dentro de Lake Van. No ano passado, pesquisadores acharam 4 km² de estalagmites, apelidando-as de “chaminés subaquáticas de fadas”, bem como uma série de lápides com cerca de 1.000 anos de existência. Já este ano, além do castelo, descobriram um navio russo possivelmente naufragado em 1948.

 

“É um milagre para encontrar este castelo debaixo d’água”, disse Ceylan. “Arqueólogos virão aqui para examinar a história do castelo e fornecer informações sobre ele”.

Com isso, o grupo espera descobrir até que ponto as paredes estão enterradas no sedimento no fundo do lago e descobrir mais sobre as pessoas que o criaram. 

Fonte: IFL Science Fotos: Reprodução / IFL Science

Jornal Ciência