Bebê nasce com duas bocas possuindo língua, dentes e lábio, retirados em impressionante cirurgia

Este é o 35º caso já registrado no mundo desde o ano de 1900.

de Otto Valverde 0

Uma bebê nascida nos Estados Unidos com duas bocas, passou por uma impressionante cirurgia recentemente, ao atingir seis meses de idade.

O caso, considerado raríssimo, impressionou os médicos. A segunda boca possuía dentes, língua e um lábio.

A condição, chamada de diprosopia, gera uma duplicação de algumas partes da face – podendo ser, até mesmo, dois rostos. Neste caso, a bebê tinha uma “cavidade oral extra”, uma segunda boca em pleno desenvolvimento.   

Reconstrução tridimensional da face realizada quando o bebê tinha duas semanas.

O caso é tão raro que este é o 35º a ocorrer desde o ano de 1900. Os médicos identificaram um problema durante exame de ultrassonografia realizado no início do terceiro trimestre de gravidez.

No início, eles entenderam ser uma “massa”, mas não conseguiram identificar qual seria a condição clínica, mas imaginaram ser um tumor, mas não fecharam um diagnóstico.

A cirurgia retirou uma língua pequena, um lábio e seis dentes, bem como toda a estrutura da segunda boca.

Ao nascer, a bebê passou por exames avançados, mostrando que a segunda boca possuía seis dentes, uma pequena língua que se movia ao mesmo tempo que a língua da boca principal (com perfeita sincronia) e um pequeno lábio.

A equipe de médicos do Hospital Universitário da Carolina do Norte publicou o caso na respeitada revista médica BMJ Case Reports, relatando todo o caso. A bebê passou com sucesso pela cirurgia e está recuperada.

Aparência do rosto da bebê apenas um mês após a cirurgia.

O último caso de diprosopia foi registrado em um bebê do Egito, que precisou ir aos Estados Unidos para ser operado. O caso era complexo, com um segundo par de maxilares, que necessitou de atenção especial para ser retirado.

Fontes: Hipertextual / ZAP Foto: Divulgação / BMJ Case Reports

Jornal Ciência