A verdadeira história sobre o casal que aparece no filme Titanic

de Merelyn Cerqueira 0

Você provavelmente já deve ter assistido Titanic (1997), se não, certamente está ciente do que o filme trata.

Além da história de amor entre Rose e Jack, ele conta sobre o naufrágio de uma luxuosa e gigantesca embarcação que ocorreu em 15 de abril de 1912, resultando na morte de mais de 1500 pessoas.

Considerado por muitos como a versão mais historicamente precisa do naufrágio, o filme de James Cameron, que venceu 11 Oscars, incluindo o de Melhor Filme e Melhor Diretor, retrata algumas cenas muito próximas do real, como uma que mostra um casal de idosos deitado enquanto o navio afunda.

Os personagens representam Isidor e Ida Straus, passageiros que embarcaram na primeira classe do navio. Isidor, além de um congressista democrata, era coproprietário de uma famosa rede de lojas de departamento americana.

Eles se casaram em 1871, e ao que tudo indica, eram algumas das pessoas mais ricas a bordo do RMS Titanic. 

Eles viajavam de volta aos EUA, após passar um feriado na França, quando a embarcação colidiu com um gigantesco iceberg no oceano Atlântico.

Vendo que o naufrágio era iminente, e considerando que Ida, por ser mulher e passageira da primeira classe já tinha vaga em um dos botes, o marido a levou até o local de salvamento. No entanto, ao chegar lá, a mulher se recusou a partir sem o marido.

Por ser um passageiro rico e respeitado, foi-lhe oferecido uma vaga em um dos botes, que ele logo recusou, alegando que não partiria antes dos outros homens. 

Embora a esposa estivesse insistindo que ele entrasse no bote, ele estava decidido a ficar e não passar na frente dos outros homens apenas por sua posição social, dando sua vaga a Ellen Bird, uma de suas empregadas.

Embora no filme original o casal apareça apenas deitado em uma cama, relatos de vítimas sugerem que a última vez que foram vistos, estavam abraçados no convés do navio.

Em uma das cenas deletadas do filme, é possível ver algo muito próximo do que aconteceu com os Straus aquele dia. 

Enquanto o homem implorava que a mulher embarcasse, ela rebatia dizendo e lhe pedindo para que não discutisse com ela. “Estivemos juntos por 40 anos. Onde você for, eu vou”.

Embora a morte do casal não tenha sido exatamente romântica como foi exposto no filme (abraçados na cama), de fato eles morreram juntos, já que a esposa não teve coragem de embarcar sozinha e deixar o marido morrer durante o naufrágio – mesmo com a enorme insistência dele.

Fonte: BuzzFeed Fotos: Reprodução / Wikipedia / Youtube / Wikipedia 

Jornal Ciência