Restauradores encontram “cápsula do tempo” do século 18 nas nádegas de uma escultura de Jesus Cristo

de Merelyn Cerqueira 0

Um misterioso manuscrito datado de 1777 foi encontrado na parte traseira de uma estátua de Jesus Cristo, na Espanha.

A mensagem, escrita em uma cuidadosa caligrafia, foi assinada pelo sacerdote Joaquim Minguez, da catedral de Burgo de Osma.

Basicamente, ela contém informações importantes do período, incluindo detalhes sobre passatempos populares, situação econômica, questões políticas e religiosas e pessoas famosas, segundo informações do jornal The Sun.

vapsula-do-tempo-nas-nadegas

O manuscrito foi encontrado por funcionários de uma empresa de restauração chamada Da Vinci. A estátua, nomeada como “Cristo da Miséria”, atualmente é mantida na igreja de Santa Agueda, na região de Sotillo de la Ribera.

No entanto, o conteúdo do manuscrito teve origem em uma região a cerca de 80 quilômetros de distância da igreja, uma vez que Minguez era clérigo da Catedral do Burgos de Osma, localizada em uma cidade de mesmo nome. 

vapsula-do-tempo-nas-nadegas_1

O documento, que foi cuidadosamente escrito em ambas as faces do papel, foi encontrado enquanto os trabalhadores removiam um pedaço de tecido utilizado para cobrir as nádegas da estátua. Foi então que eles perceberam uma abertura.

vapsula-do-tempo-nas-nadegas_2

“É incrível”, disse o historiador Efren Arroyo sobre a descoberta. “É realmente único encontrar documentos manuscritos ocultos dentro dessas estátuas”.

vapsula-do-tempo-nas-nadegas_3

Com a descoberta, os historiadores conseguiram nomear o escultor da estátua e incluir informações locais de sua origem, que vão desde questões agrícolas até assuntos comunitários.

O documento destacava as doenças comuns da época, jogos infantis populares e até nomes de toureiros populares.

vapsula-do-tempo-nas-nadegas_4

Segundo especialistas, todas as referências mencionadas no manuscrito indicam que a intenção de Minguez era fazer uma das primeiras cápsulas do tempo, para que gerações futuras pudessem descobrir detalhes interessantes da época em que viveu.

Fonte: The Sun Fotos: Reprodução / The Sun

Jornal Ciência