Garoto bengalês de 8 anos que estava se transformando em “pedra” tem recuperação milagrosa de doença incurável

de Merelyn Cerqueira 0

Mehdi Hassan, de oito anos, nasceu com uma condição rara chamada hiperceratose epidermolítica, que o fez se tornar recluso dentro da aldeia que vive em Bangladesh.

A doença provoca a rigidez da pele e coceira, o que fazia com que a vida do menino fosse extremamente difícil.

Ele não podia andar direito ou tocar nas coisas. No entanto, ele está conseguindo se recuperar da condição, apesar de ela ser considerada incurável. 

Depois de sua história chegar à mídia internacional, no início do ano, o menino recebeu uma série de doações para o tratamento.

Agora, passados alguns meses do início do procedimento, Mehdi já é capaz de brincar com seus brinquedos favoritos e comer com as próprias mãos.

garoto-pedra_03

“Depois que a notícia se espalhou, algumas pessoas de centros de caridade se aproximaram de nós para ajudar com o tratamento em um hospital”, revelou a mãe de Mehdi, Jahanara Begum.

“Isso só foi possível por causa do apoio das pessoas. Elas estão pagando por seu tratamento. É maravilhoso vê-lo sem essas marcas e bolhas”. 

Admitido no hospital Dhaka Medical College, um importante instituto médico, no dia 19 de fevereiro, o seu tratamento basicamente consistia na administração de vitaminas e aplicação de hidratantes para melhorar a textura da pele.

A mãe agora espera que, com a aparência melhorada, o filho possa ser aceito na comunidade e frequente a escola normalmente, como as outras crianças. “As crianças o detestavam”, contou.

“As pessoas o achavam imundo e o abominavam por causa de sua condição”. “Sempre que ele saía na rua, os aldeões ficavam assustados e diziam coisas ruins para ele”, acrescentou.

 garoto-pedra_02

Segundo o médico Dr. Rashid Ahmed, chefe do Departamento de Dermatologia do hospital, “o tratamento é de longo prazo e continuará por pelo menos quatro anos”. 

“Estamos satisfeitos com os resultados positivos e esperamos que um dia ele possa estar completamente curado”, acrescentou.

O que é a hiperceratose epidermolítica?

Considerada rara, uma vez que afeta algo entre 200 mil e 300 mil pessoas no mundo, a hiperceratose epidermolítica envolve a aglutinação de filamentos de queratina na pele, resultando em manchas vermelhas e formação de bolhas. 

Não há curas reconhecidas, e os tratamentos são focados na hidratação da pele, fisioterapia para melhor o movimento e administração de vitamina A.

Fonte: Daily Mail Fotos: Reprodução / Daily Mail

Jornal Ciência