Se você, assim como nós, é viciado em batata chips, não pode deixar de conferir este vídeo que mostra seu processo de fabricação até chegar nas famosas latinhas. E se você pensava que essas delicias eram feitas de batatas cortadas bem fininhas, já começou errando!

O processo se inicia com a mistura dos ingredientes: água, flocos de batata e amido de milho. Depois, a massa é esticada, com uma pressão de até 4 toneladas, para se manter inconfundivelmente fina.

O próximo passo é levar a massa a um cortador, deixando-a em um formato oval. Depois disso, outra máquina retira o excesso de massa. O próximo passo é deixar, através de uma máquina, as batatas em seu formato côncavo tradicional, criado para facilitar o empilhamento dentro da lata. As batatinhas então seguem para a fritura e ficam exatamente 11 segundos em óleo quente.    

O excesso do óleo vai escorrendo conforme elas seguem em uma esteira responsável por agrupá-las. Um funcionário acompanha esse processo retirando as batatas imperfeitas. Na sequência, elas passam por sensores que vão calcular a quantidade exata para ser enlatada. Elas então entram pelo fundo das latas (impressionante, né?), justamente para ele ser selado após isso. 

O processo dura cerca de 20 minutos. E se você pensa que as batatas vêm cheias de ar, está enganado! O conteúdo é nitrogênio, que deixa o alimento crocante por mais tempo! 

SCIENCE CHANNEL ] [ Foto: Reprodução / Pixabay

Jornal Ciência