Você já ouviu falar sobre os escorpiões de livros?

E se eu contar que nos seus livros antigos existem escorpiões? Por mais que isso assuste, mantenha a calma, eles são importantíssimos para preservar a qualidade das páginas e capas.

 

Esses bichos são responsáveis por comer os piolhos de livros, famosos por destruir a cola das páginas e deixá-las soltas. Ponto para os escorpiões. Ok, agora vamos esclarecer, por mais que pareçam escorpiões, eles não os são de fato. São pseudoescorpiões, possuem menos de 1 cm, pequenos demais para machucar qualquer ser humano. Por não causar nenhum dano, evite matá-lo caso encontre um dentro de seus livros.

 

Esses bichinhos só são encontrados onde existem livros antigos, por que o método de colagem das folhas dos livros mais atuais é diferente. O pseudoescorpião vai justamente buscar a sua presa dentro dos livros, o piolho de livros, caso não haja esses bichinhos, os escorpiões morrem de fome.

 

Tente manter esses amáveis escorpiões por perto, eles podem salvar vários livros. Evite matá-los e limpe com frequência os lugares onde estão os seus livros. Para mostrar quão bem ele faz, veja o vídeo abaixo:

[ Nerdist ] [ Fotos: Reprodução / Nerdist / Wikimedia ]

Jornal Ciência