O que acontece quando marshmallows são colocados em vácuo?

de Merelyn Cerqueira 0

A maioria das pessoas ama esses blocos esponjosos feitos de açúcar e mais conhecidos como marshmallows. Mas porque eles são enganosamente simples, a maioria não conhece os segredos que podem guardar.

Dessa forma, o canal CrazyRussianHacker, especialista nesse tipo de experiências científicas ‘divertidas’, fez essa pergunta: O que aconteceria se você colocasse uma porção de marshmallows dentro de um vácuo?

Em suma, o que podemos ver é uma reação muito interessante. O homem coloca quatro deles dentro de um vidro, fecha, e, em seguida, começa a bombear o ar para fora do recipiente com a ajuda de uma bombinha aferidora. O que vemos, graças as pequenas bolhas de ar aprisionadas dentro do doce, é que os marshmallows começam a crescer de forma impressionante. Logo, quando voltam a encontrar o ar, murcham e reduzem até o tamanho original.

A explicação para isso envolve o fato de que, as bolhas de ar presentes do interior da guloseima estão sob uma pressão muito maior do que o ar ao redor dela. Portanto, quando essas bolhas são empurradas para fora, fazem com que o marshmallow cresça. Assim, quando o ar é colocado de volta no recipiente, a pressão em torno deles aumenta novamente e o doce começa a desinflar.

Um efeito semelhante a esse pode ser observado com uma garrafa de água durante um voo de altas altitudes. Quando a aeronave pousar, você vai ver que a garrada de plástico fechada é ligeiramente ‘esmagada’ pela alta pressão atmosférica.

Thekidshouldseethis / Viral Viral Vídeos ] [ Foto: Divulgação / Wikipédia ]

Jornal Ciência