Megafone traduz discursos automaticamente em vários idiomas

de Merelyn Cerqueira 0

Visando ajudar empresas internacionais a lidar melhor com o número crescente de estrangeiros que visitam o país, a empresa japonesa Panasonic criou um megafone capaz de traduzir automaticamente discursos em japonês para inglês, chinês e coreano.

Chamado de Megahonyaku (um trocadilho para as palavras “megafone” e “traduzir”, em japonês), o aparelho é capaz de fazer a tradução em tempo real, reconhecendo as palavras enquanto são ditas pelo usuário.

Uma tela sensível ao toque permite selecionar o idioma desejado, mas apesar de soar impressionante, o Megahonyaku tem algumas limitações. Ele não pode traduzir tudo o que é dito, uma vez que possui apenas 300 frases comuns. Contudo, empresa afirmou que conteúdo adicional pode ser baixado através da internet.

Projetado para ser usado em lugares públicos como estações de transporte, aeroportos e destinos turísticos, onde anúncios mais rápidos são necessários, cerca de 30 organizações no Japão começaram a utilizá-lo ainda em 2015.

Oficialmente, o modelo será lançado em dezembro deste ano. Porém, se você já está pensando em comprá-lo, não crie muitas expectativas. Isso porque a Panasonic planeja apenas alugar os aparelhos, e não o fará por menos de 20 mil yuanes (R$ 9.800) e por um contrato de três anos. Ainda, a empresa oferecerá manutenções e atualizações, que incluem a adição de novos idiomas, como russo – dependendo também da necessidade de cada usuário.

[ Oddity Central ] [ Foto: Reprodução / Oddity Central ]

Jornal Ciência