Aprenda a usar a psicologia reversa para conquistar o que quiser

de Merelyn Cerqueira 0

Por psicologia reversa entende-se a tentativa de induzir ou fazer com que uma pessoa diga ou faça o que você quer.

Trata-se de uma técnica ­de sucesso, especialmente no ramo da publicidade, mas que pode ser estendida ao dia-a-dia.

Mas, para fazê-lo, é necessário primeiramente ter cuidado para saber a melhor hora de usar esta vertente da psicologia, uma vez ela pode ser vista como manipulação.

Tenha em mente também que ela não é 100% eficaz, e dependerá sempre da personalidade da pessoa escolhida como alvo. Abaixo você conferirá algumas dicas de como usar o método, mas limite-se a fazê-lo de maneira ocasional e em situações que não sejam sérias ou comprometedoras. Com informações da WikiHow:

1º Apresente uma opção

psicologia-reversa

Inicialmente, pelo menos, é essencial expor a outra pessoa ao que você deseja. Faça com que a opção seja fixada em sua cabeça, mesmo que seja algo que o indivíduo normalmente resistiria. O ideal é que ele esteja consciente da opção abordada.

Suponha por exemplo que você está decidindo ir a uma festa na sexta-feira e há duas opções: a primeira onde haverá uma maratona de séries (algo que agrada seu amigo) e outra com jogos de tabuleiro a noite inteira (que você gostaria de ir).

Para convencê-lo, experimente dizer algo do tipo: “Sabia que a Elaine e o Lucas vão dar uma festa só para ficarmos nos divertindo com jogos de tabuleiro? Meio chato, né?”.

2º Transforme sua opção em algo atraente

psicologia-reversa_1

Encontre meios de fazer com que sua ideia se torne algo que deixe seu amigo com vontade de aceitá-la. Para isso, dê dicas sutis que possam criar uma forma de desejo nele. 

Retomando o exemplo mencionado acima, uma maneira de fazê-lo é dizendo que os jogos de tabuleiro serão oevento principal” da festa. Se considerarmos que o convite foi feito com antecedência, faça com que seu amigo jogue jogos de tabuleiro um ou dois dias antes do evento.

Isso permitirá que ele veja como a sua opção poderá ser divertida. Outra opção é ressaltar outras qualidades das pessoas que estarão na festa. Por exemplo, fale sobre memórias legais que vocês têm em comum com Lucas e Elaine. Faça-os parecer mais interessantes.

3º Use sinais não verbais

psicologia-reversa_2

Por exemplo, garanta que seu amigo veja você jogando versões digitais dos jogos de tabuleiro que serão levados para a festa, ou então convide “Elaine” e “Lucas” para um café com o mesmo amigo antes da festa. Faça com que ele perceba como estas pessoas podem ser simpáticas e divertidas.

4º Dê um empurrãozinho extra utilizando seu poder de dissuasão

psicologia-reversa_3

Quando você notar que seu amigo está propenso a aceitar a opção da “festa”, seja argumentativo. Este é um empurrãozinho necessário para garantir o que você quer. Se você recuar, a pessoa que é naturalmente resistente certamente falará que prefere essa opção dos “jogos de tabuleiro”.

5º Force uma tomada de decisão

psicologia-reversa_

Para encerrar este processo de negociação, é necessário forçar seu amigo a decidir qual o destino. A ideia é que você faça com que ele pense que está tomando uma decisão por conta própria. Diga algo como: “podemos todos ir para a festa da Elaine e do Lucas, ou na maratona de séries na casa do Ricardo. O que acha? Você decide”.

Ao ressaltar que a decisão é do amigo, ele afirmará a própria autonomia. Note que a fala deixou a festa de Lucas e Elaine mais atraente, embora também exponha certa resistência a opção. Considerando a ideia de que as pessoas tendem a contrariar tudo, com sorte, você e seu amigo aparecerão na “festa de Lucas e Elaine”.

Fonte: Wikihow Fotos: Reprodução / Wikihow

Jornal Ciência