Whitney Plantation: o único museu do mundo dedicado à história da escravidão

de Merelyn Cerqueira 0

Localizado no estado de Louisiana, Estados Unidos, o museu Whitney Plantation, originalmente conhecido como Habitation Haydel, foi fundado pouco antes da Guerra Civil Americana, no lugar onde antes havia uma plantação de cana-de-açúcar, mas que hoje é inteiramente dedicado à história da escravidão na região.

O fundador da plantação, Ambroise Heidel (1702 – 1770) chegou da Alemanha na Louisiana com sua mãe e irmãos ainda em 1721. Em 1752 ele adquiriu o pedaço de terra que hoje comporta o museu, tornando-se um rico fazendeiro envolvido no ramo de índigo.

whitney-plantation-museu-da-escravidao_01
Foto: Reprodução / Corey Balazowich / Flickr

Seu filho mais novo, Jean Jacques Haydel, no início dos anos 1800, sugeriu a transição dos negócios para a plantação de cana-de-açúcar, com a finalidade de passá-la como herança para as futuras gerações da família. Após a Guerra Civil (1867) a plantação foi vendida para Bradish Johnson, de Nova York, que nomeou a propriedade segundo seu neto, Harry Whitney.

whitney-plantation-museu-da-escravidao_02
Foto: Reprodução / Corey Balazowich / Flickr

De acordo com o professor de antropologia, Jay Edwards, historiador de arquitetura na Universidade Estadual de Lousiana, a Casa Grande (como era chamada) é um dos exemplos mais marcantes da “arquitetura crioula espanhola” que existe, já que foi construída e mantida pelos escravos que trabalhavam na plantação de cana.

Em 1999, ela foi vendida para o advogado John Cummings, que investiu cerca de 8 milhões de dólares para transformá-la no primeiro museu da escravidão da América, em um esforço para destravar e contar a história que, segundo ele, era motivo de vergonha para o país.

whitney-plantation-museu-da-escravidao_03
Foto: Reprodução / Mississippi Snopes / Flickr

O museu hoje é reconhecido pelo Registro Nacional de Lugares Históricos (National Register of Historic Places) dos EUA, sendo considerado um marco genuíno construído por escravos africanos e descendentes, além de local de memória e consciência destinado a prestar homenagens a todos eles. 

whitney-plantation-museu-da-escravidao_04
Foto: Reprodução / SC Cunningham / Flickr

[ Whitney Plantation ] [ Fotos: Reprodução / Flickr ]

Jornal Ciência