Você sabia que os sapatos de salto alto foram originalmente desenhados para homens?

de Merelyn Cerqueira 0

Eles podem ser desconfortáveis e dolorosos, mas são agradáveis aos olhos, além de contribuir com uns centímetros a mais.

Talvez esses sejam os motivos que fazem com que os sapatos de salto tenham se tornado uma das maiores necessidades femininas. Especialmente para as mulheres mais baixas. Mas você sabia que, originalmente, eles haviam sido concebidos para os homens? Melhor dizendo, eles foram criados como sapatos de equitação para os cavaleiros e usados por eles no Oriente Médio durante séculos.

Segundo o Bata Shoe Museum, em Toronto, no Canadá, os saltos foram usados pela primeira vez pelos cavaleiros persas, a fim de garantir melhor estabilidade nos estribos dos cavalos. No final do século XVI, a cultura persa lançou uma série de novas tendências na Europa, incluindo o salto, que foi entendido como sinônimo de virilidade e masculinidade. No século XVII, o rei francês Luís XIV foi quem popularizou a moda na Europa.

sapato-alto_01

Com seus singelos 1,63 metros de altura, os saltos lhe eram extremamente úteis. Segundo relatos históricos, os saltos e solas de seus sapatos eram tingidos com um caro pigmento vermelho, símbolo de riqueza e status. Para deixar os sapatos com um ar ainda mais especial, o Rei decidiu que apenas os membros da corte tinham autorização para usá-los.

Como consequência disso, a população começou a falsificar alguns modelos para usufruir da “tendência”. Se isso lhe soa estranhamente familiar, então você deve ter associado a ideia de Luis XIV com a marca de Christian Louboutin. O designer francês é conhecido por suas sofisticadas linhas de sapatos e pela característica sola vermelha.

Para as mulheres, os sapatos de salto viriam, primeiramente, apenas garantir um visual mais andrógino. Em meados de 1630, as mulheres começaram a cortar os cabelos, fumar cachimbos e usar salto alto, com a finalidade de adotar um pouco o visual masculino da época. No final do século XVII, os saltos já eram caracterizados como unissex. Para os homens, eles se tornaram menores e mais robustos, enquanto que para as mulheres ficaram mais finos.

sapato-alto_02

Veio o Iluminismo e com ele a praticidade. Por volta de 1740, os saltos eram vistos como “tolice” pelos homens, que pararam de usá-los. Após a Revolução Francesa, 50 anos depois, as mulheres viriam a pensar da mesma forma. No entanto, em meados do século XIX, os saltos voltaram à moda, mas dessa vez só para as mulheres.

A pornografia francesa apresentava fotografias eróticas de mulheres usando saltos, e talvez seja por isso que hoje, algumas pessoas considerem o sapato de salto muito sexy.

[ Metro ] [ Foto: Reprodução / Metro ]

Jornal Ciência