Você sabe quais são os efeitos das bebidas energéticas no seu corpo?

de Julia Moretto 0

Apesar de todas as advertências de saúde contra bebidas energéticas, a procura pelo Red Bull não mudou. Quando o assunto é energia para o trabalho ou para dirigir, milhões de pessoas consomem a bebida enlatada diariamente. 

De acordo com pesquisas, o Red Bull e bebidas energéticas têm o mesmo efeito que a cocaína no cérebro de um adolescente.

Os coquetéis, por exemplo, podem ter um efeito negativo duradouro no equilíbrio químico do cérebro, mesmo na vida adulta. Mas será que essas pessoas realmente sabem o que estão fazendo com seus corpos? Provavelmente não. Pensando nisso, segue um guia completo descrevendo o que acontece após 10 minutos, duas horas e até 12 dias depois que você ingere a bebida.

bebidas-energetica_01

Os primeiros 10 minutos depois de ingerir a bebida

A cafeína começa a permear a corrente sanguínea. Consequentemente, a frequência cardíaca e a pressão arterial aumentam o ritmo. 

15 – 45 Minutos

Caso a bebida seja ingerida muito rápido, em cerca de 15 minutos a pessoa se sentirá mais alerta e concentrada. Quando ingerida devagar, os efeitos demoram 40 minutos para aparecer.  

30 – 50 Minutos

A absorção de cafeína está completa. As pupilas dilatam e a pressão arterial sobe. Como resposta, o fígado libera mais açúcar na corrente sanguínea. Os receptores de adenosina no cérebro são bloqueados, inibindo a sonolência. Os picos de açúcar no sangue causam uma explosão de insulina. O fígado responde transformando o açúcar em gordura.

1 Hora

O corpo começa a experimentar uma queda de açúcar. O usuário vai começar a sentir os níveis de energia mais baixos. Através da urina, toda a água que estava no Red Bull é eliminada. Porém, valiosos nutrientes, que o corpo poderia usar no processo de hidratação do organismo e fortalecimento dos ossos, também foram eliminados.

5 – 6 Horas

É necessário aguardar de 5 a 6 horas para que a quantidade de cafeína caia pela metade no corpo. Para as mulheres que tomam pílula anticoncepcional, a demora é de cerca de 10 horas.

12 Horas

Esse é o tempo que a maioria das pessoas leva para remover totalmente a cafeína da corrente sanguínea. A velocidade com que isso acontece depende de variados fatores. 

12 – 24 Horas

Cerca de um dia depois, a pessoa está livre dos efeitos da bebida. Caso o usuário tome a bebida diariamente, vai começar a se sentir letárgico, aflito, constipado e a ter dores de cabeça.

7 – 12 Dias

Estudos mostraram que este é o período de tempo que o corpo precisa para se tornar tolerante a uma dose regular de cafeína. Isso significa que o usuário vai se acostumar com isso e não vai mais sentir os efeitos.

[ Fonte: Daily Mail ]

[ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência