Você sabe para que servem aquelas listras presentes no corpo dos cigarros?

de Merelyn Cerqueira 0

Fumante ou não fumante, você já deve ter reparado a existência de pequenas listras, ou anéis, que cobrem parte do corpo do cigarro – a parte branca onde contém o fumo.

O fato é que, elas não estão ali como enfeite e nem fazem parte do design das marcas, tampouco são compostas por pólvora para queimar mais rápido como muita gente pensa. Mas então, para que servem essas listras?

Elas existem para que as substâncias químicas inseridas dentro do cigarro – como a nicotina, metais pesados, alcatrão e dióxido de carbono – queimem de maneira uniforme. Além disso, elas podem ser finas ou grossas.

Dessa forma, enquanto as mais finas permitem que o cigarro apague, as mais grossas servem para manter o calor necessário para que aconteça a queima regular do fumo. Assim, como essa parte interna é prensada e não há oxigênio, apenas o lado externo do corpo é que realmente queima.

Contudo, vale lembram que, ao todo, a fumaça do cigarro possui 5.315 substâncias, sendo que cerca de 4,7 mil delas são nocivas. De acordo com informações publicadas pela revista Mundo Estranho, esse número pode chegar a 8.622, se considerados os compostos presentes na folha do tabaco e aditivos industriais.

[ FonteMundo EstranhoMinha Vida ]

[ Foto: Reprodução / Wikipédia / Pixabay ]

Jornal Ciência