Você sabe como as baratas se comunicam? A resposta é um pouco nojenta

de Bruno Rizzato 0

Uma nova pesquisa descobriu que as baratas são capazes de se comunicar com seus companheiros através das bactérias do intestino que são expelidas a partir de suas fezes. Estes micróbios atraem os insetos como potenciais feromônios de agregação, permitindo que os insetos sejam atraídos uns pelos outros quando descobrem uma nova fonte de alimento.

Baratas possuem comportamento social estreito, formando comunidades intimamente ligadas com as suas famílias e outras baratas. Agora, os pesquisadores acreditam que a razão para isso pode estar em suas fezes. Insetos comunicam-se, muitas vezes, através de feromônios, e baratas usam os feromônios de agregação indeterminados para manter suas comunidades próximas, segundo artigo publicado na revista Science.

Pesquisas anteriores mostraram resultados conflitantes e a equipe especula que isso pode ser devido à variação de ambientes, alimentos ou micróbios do intestino. Pesquisadores da North Carolina State University, nos EUA, tentaram descobrir quais feromônios faziam com que as baratas ficassem juntas. 

Para testar isso, os entomologistas esterilizaram um grupo de baratas alemãs, deixando-as em gaiolas livres de germes, em seguida, também deixaram as fezes livres de bactérias. Enquanto as baratas do grupo normal aglomeravam-se em torno das fezes de suas companheiras, as baratas livres de germes não faziam o mesmo.

Sem a presença das bactérias intestinais, as comunidades de baratas começaram a se separar. “As propriedades de agregação diminuíram tremendamente”, disse Coby Schal, que conduziu o estudo. Os entomologistas também acompanharam as reações das baratas ao receberem água estéril (sem microrganismos) ou fezes normais. Eles descobriram que de 80 a 100% das jovens baratas preferiram as fezes.

Após isolar as bactérias fecais e dá-las como alimentos para as baratas, elas retomaram suas configurações comuns. Os pesquisadores acreditam que os ácidos graxos voláteis, que evaporam das fezes quando expostas ao ar, podem ser os feromônios de agregação. Nas amostras livres de germes, muitos desses ácidos graxos estavam em falta.

Pesquisas anteriores descobriram que os micróbios podem ajudar a aglomeração de gafanhotos do deserto, além disso, bactérias presentes nas glândulas de odor das hienas as ajudam a distinguir parentes de não-parentes. 

Os pesquisadores dizem que os resultados deste estudo podem ser generalizados. “O estudo explica como diferentes estudos no passado tiveram resultados diferentes. Tudo depende dos microrganismos”, disse Angela Douglas, pesquisadora que estuda micróbios e seus hospedeiros animais, da Universidade de Cornell.

Segundo as análises, outras substâncias desempenham um papel na atração das baratas, mas os pesquisadores acreditam que as bactérias são, provavelmente, as mais importantes. Agora, eles estão trabalhando para determinar se os resultados se aplicam a todas as baratas para desenvolverem uma versão sintética de atração, resultando em melhores armadilhas e inseticidas.

Fonte: Daily Mail Foto: Reprodução / Mike Keeling

Jornal Ciência